segunda-feira, 28 de maio de 2007

30 semanas e 2 dias = 7 meses

E já estamos com 7 meses...
nunca pensei achar que o tempo passasse tão depressa, mas até tem passado! Estes dois últimos meses devem custar mais um pouco a passar...sim, porque daqui a pouco tempo entro de férias e os meus dias começam a ser todos iguais...além disso, o dia do parto começa a aproximar-se e a Leonor a crescer e pesar cada vez mais. Por agora, ainda ando muito bem; não tenho do que me queixar.

É por volta das 30 semanas que se deve preparar a mala para levar para a maternidade! Tenho de começar a tratar disso. Espero não vir a precisar dela tão cedo, mas quero estar prevenida. No próximo fim-se-semana, se o tempo deixar, quero lavar todas as roupinhas da Leonor e começar a reunir tudo para ficar descansada.

Ainda faltam duas semanas para fazer nova ecografia. Estou ansiosa para ver em que posição é que a Leonor se encontra, embora ainda seja um pouco cedo para ela se instalar comodamente; por agora ainda vai tendo muito espaço para se movimentar. Estou também ansiosa para receber o resultado das análises que fiz há uns dias. Espero que esteja tudo bem!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Aproveitando todos os momentos!

Na passada 3ª feira fui à consulta de Saúde Materna no Centro de Saúde. Continua tudo bem, felizmente, mas já aumentei mais uns quilinhos...continuo dentro dos parâmetros normais mas tenho de ter cuidado agora porque é a partir desta altura que temos mais tendência a ganhar peso e eu não quero engordar muito!

O dr. passou-me um rol de análises para fazer e ontem lá fui em jejum, às 8 da manhã, fazê-las. Tive de beber aquela mistura doce para ver se tenho diabetes gestacional (espero que não), mas como estava cheia de fome bebi aquilo muito bem. Diziam-me que era muito doce e difícil de beber, mas com a fome que tinha qualquer coisa me sabia bem! Passei lá algumas horas e só fui comer por volta das 10.30 h.

A Leonor não deve ter gostado muito de passar tanto tempo sem comer pois não a senti mexer muito durante o dia (também andei sempre de um lado para o outro!). Mas quando cheguei a casa, lanchei e sentei-me no sofá ela começou a dar muitos pontapés. Até agora, além de sentir bem os seus movimentos, só tinha visto a barriga "saltar"; ontem ela estava mais irrequieta e vi literalmente a barriga a direccionar-se primeiro para a esquerda e depois para a direita! Parecia gelatina a tremer!!! Fico muito contente por ver que a minha filha se mexe bastante. Tenho vontade de estar sempre bem confortável a passar as mãos pela barriga e senti-la a movimentar-se! É uma sensação tão boa!

No outro dia conheci uma mãe que me disse que, após o nascimento do filho, chorou muito quando perdeu a barriga! Eu acho que não vou ficar com pena de a perder, unicamente porque é sinal que a Leonor já está cá fora, mas vou ter muitas saudades... Por isso, há que aproveitar bem todos estes momentos da gravidez e controlar a ansiedade.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

28 semanas


E o tempo vai passando...!

Finalmente já consigo sentir a Leonor com mais frequência e mais vigor; digo (isto é, escrevo) finalmente, não porque já deveria sentir antes, mas porque eu é que andava ansiosa. Agora, mesmo a movimentar-me consigo sentir os seus pontapés e/ou socos e/ou cabeçadas; o pai também já conseguiu sentir uma vez.
No fim-se-semana fui até à praia e ela gostou muito, especialmente quando eu estava deitada; deu para descansar um pouco (não fosse a centena de degraus que depois tive de subir!).

Até aqui, mesmo ansiosa para começar a sentir os movimentos da Leonor, acho que o tempo tem passado depressa! Espero que estes últimos meses não custem muito a passar. Eu sei que são os que custam mais; ainda por cima com o calor que se avizinha... Mas eu vou tentar não ficar muito ansiosa, pois estou desejando que ela nasça para a poder conhecer, e aproveitar todos os momentos únicos da gravidez!

Amanhã é dia de consulta de Saúde Materna no Centro de Saúde. Não vou fazer nenhuma ecografia (é pena), mas vou ver se continuo dentro do peso normal (até agora não tem sido difícil cumpri-lo) e ouvir os sábios conselhos da enfermeira São.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Dia de consulta

Ontem foi dia de consulta e de ecografia (iupii)! Lá fui eu com o papá ver como estava a Leonor.

O dr. começou por ver a minha tensão, o peso e a urina: estava tudo excelente; ainda só aumentei 5 kilos. Pediu-me várias análises, incluindo a de diabetes gestacional, que vou fazer para a semana e espero que esteja tudo bem.

Depois passámos à Leonor. A 1ª imagem mostrou-nos uma perna esticada (e que grande) e depois vimos que ela estava toda enrolada e com a carinha escondida. Se da última vez tinha os braços cruzados à frente da cara, desta vez, para além dos braços, tinha também as pernas e o cordão umbilical. Após vermos que estava tudo bem com todos os seus membros e órgãos (coração, estômago, bexiga), lá tentámos ver se ela queria mostrar a carinha. Após muitas e muitas tentativas, conseguimos espreitar um pouco. Recorremos à ecografia 3D (depois publico uma foto) e conseguimos ver um esboço da sua face: é linda! Não foi possível certificar-nos da gravidade da fenda labial, mas o dr. disse que, aparentemente, não deve ser dos casos mais graves. Ah, já pesa 1061 g, o normal para 27 semanas! Eu disse ao dr. que não sentia muitos movimentos diários, mas ele disse que se deve à posição em que ela se encontra (de costas para cima) e para não me preocupar porque está tudo bem!

Ficámos muito contentes por termos visto que estava tudo bem com ela e por já termos fotos 3D para irmos matando saudades durante este mês, enquanto aguardamos ansiosos pela próxima consulta que será a 12 de Junho.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

27 semanas

E cá estamos nós já com 27 semanas! O tempo passa depressa!
Este fim-de-semana, com o calor a espreitar, comecei a arrumar o quarto da Leonor. Sim, antes que a barriga pese mais, é necessário lavar, limpar, arrumar,... Enfim, foi um fim-de-semana cansativo mas passado com muito gosto.
Como andei sempre a circular não senti muito a Leonor, mas ontem à noite quando parei ela deu ares da sua graça. Estava a dizer-me: Pára, mamã; que tal descansares um pouco?
Amanhã é dia de ecografia. Estou ansiosa para saber como a minha filha cresceu neste último mês. Espero que esteja tudo bem; depois dou notícias.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Bodas de algodão


Na 2ª feira, dia 30 de Abril, eu e o papá comemorámos 2 anos de casamento. Após pesquisa na net fiquei a saber que 2 anos corresponde a Bodas de algodão. Curioso, hein? Aqui fica a lista que encontrei sobre a comemoração das bodas de casamento:
1 ano - Bodas de Papel
2 anos - Bodas de Algodão
3 anos - Bodas de Couro
4 anos - Bodas de Linho
5 anos - Bodas de Madeira
6 anos - Bodas de Ferro
7 anos - Bodas de Lã
8 anos - Bodas de Cobre
9 anos - Bodas de Cerâmica
10 anos - Bodas de Estanho
15 anos - Bodas de Cristal
20 anos - Bodas de Porcelana
25 anos - Bodas de Prata
30 anos - Bodas de Pérola
35 anos - Bodas de Coral
40 anos - Bodas de Rubi
45 anos - Bodas de Safira
50 anos - Bodas de Ouro
55 anos - Bodas de Esmeralda
60 - Bodas de Brilhante
75 - Bodas de Diamante
Espero que os próximos anos sejam tão bem passados como estes dois. Quando casámos soube que esse seria o passo mais acertado que dava na vida; todos os dias comprovo que tinha razão. Temos passado momentos muito felizes e tenho a certeza que a Leonor vai conseguir reforçar ainda mais o amor que nos une!
Obrigado pela paciência, pela compreensão, pelo amor demonstrado todos os dias. Amo-te muito e espero que possamos comemorar o máximo de bodas possíveis.