quinta-feira, 26 de julho de 2007

A Leonor é gulosa!

Hoje fui novamente ao Centro de Saúde para ver se continuava tudo bem. A urina tinha alguns vestígios de proteínas mas a tensão estava boa. Fiz também um CTG de 15 minutos só para ver se estava tudo bem e não é que ela estava um pouco quietinha e quando comi um rebuçado ela nunca mais parou...? Ela costuma mexer-se muito, quando como algo doce ainda mais, mas como hoje ainda não tinha visto: esteve uns dez minutos a dar pontapés e a voltar-se ininterruptamente, nem descansava(agora está a dar-me mais uns quantos). Como o CTG foi rápido a enf. nem me colocou o cinto das contracções, por isso não sei se já tenho algumas indolores, mas provavelmente ainda não tenho nada...
Estou a contar as horas para ir amanhã ao hospital! Vamos ver se o próximo post já é depois da Leonor nascer...Dou novidades logo que possa! Estou com um "feeling" que ainda não é amanhã; pode ser que me engane!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Contracções: zero

Estava na expectativa de já ter algumas contracções, mas ontem fiz um CTG que não apresentou qualquer contractilidade. Que pena! Gostava de iniciar o trabalho de parto naturalmente, ou pelo menos adiantar, mas parece que isso não vai acontecer. Perdi vestígios do rolhão mucoso durante 3 dias...pode ser que o colo do útero já esteja mais dilatado...Vamos ver na sexta!
Ontem a minha urina apresentava algumas proteínas, a tensão estava um pouco elevada e constatei que aumentei 1 kg numa semana. A enf. ficou um pouco assustada mas eu acho que aqueles valores (excepto o peso) se deviam ao almoço que ingeri , o qual foi à base de fritos... A enf. aconselhou-me a descansar bastante, a fazer uma boa dieta (nada de fritos e pouco sal) e a voltar lá amanhã para fazer novas análises e medir a tensão.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Os primeiros brinquedos


A evolução da Leonor

24 semanas

31 semanas

35 semanas

38 semanas



domingo, 22 de julho de 2007

Contagem decrescente...

Pois é, já há algum tempo que não dava novidades, mas também ainda não as há!
Nas últimas 3 sextas-feiras fui ao hospital para o meu obstetra me observar e, felizmente, a tensão estabilizou, as análises apresentam sempre bons resultados e os inchaços continuam... mas é normal!
Na última 6ª feira fez-me o toque! Não me custou praticamente nada...julgava que fosse pior! Tinha 1 cm de dilatação mas "forçado" e o dr. disse que se quisesse induzir o parto ainda não dava. Ele está a pensar fazê-lo na próxima sexta. Diz que a Leonor está a aumentar pouco (tem 2700 g aproximadamente) e, assim, se para a semana o aumento de peso for mínimo e o colo do útero se apresentar favorável é aconselhável induzir o parto para ela crecer cá fora... Estou um pouco receosa por ela ser pequenina mas o dr. disse que está tudo bem e que é preferível .
Como devem calcular já estou bastante ansiosa! Além da data prevista se estar a aproximar a passos largos, agora já tenho uma possível data marcada para a Leonor nascer. Desde o início que apostei no dia 28 de Julho como a data para ela nascer...será que vai ser mesmo? É bem possível.
Como o dr. disse que, em princípio, seria para a semana estou a contar que seja. Para isso tenho de andar bastante para ver se acelero o processo de dilatação do colo do útero. Ontem já saiu um pouco do rolhão mucoso, mas muito pouco... Na 3ª feira vou fazer um CTG e gostava de já ter algumas contracções (na 6ª tive uma mas muito pequenina)...depois digo.
Espero mesmo que esteja tudo bem e que o dr. possa induzir o parto 6ª feira, agora já estou a contar que seja... Já cheguei a uma fase em que já nem quero imaginar como é que a Leonor será, já quero mesmo saber concretamente!
Ela tem mexido muito ultimamente, agora está a dar-me pontapés, e eu tenho aproveitado bem estes últimos dias; digo-lhe que ela já pode nascer e que vai tudo correr bem e ela responde-me...espero que afirmativamente!

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Um pequeno susto!

Na 5ª feira apanhei um pequeno susto; mas, felizmente, não passou disso mesmo!
Já há alguns dias que a tensão arterial se encontrava um pouco elevada, mas nada de preocupante. Nesse dia à tarde medi várias vezes seguidas no centro de saúde e não havia margem para erro: estava mesmo elevada; pouco acima do limite mas algo preocupante pois eu apresentava também proteínas na urina, além dos inchaços nos pés e mãos que sempre me têm acompanhado. Estes sintomas, aliados ao aumento repentino de peso (que não se verifica), podem ser indicadores de pré-eclâmpsia.
Eu já tinha lido algo sobre a eclâmpsia mas não estava ciente da sua gravidade. Apenas a reconheci quando a enfermeira me disse que em certos casos de eclâmpsia tem de se induzir o parto imediatamente. Se até aqui não ligava muito aos conselhos que me davam para descansar, agora vi que tenho mesmo de me deitar mais no meu sofá e descansar bastante.
Como apresentava aqueles sintomas, a enfermeira aconselhou-me a telefonar para o meu obstetra e ele disse que me queria ver logo na manhã do dia seguinte além de me receitar logo medicação para a tensão. 6ª feira lá fui ter com ele ao hospital; depois de fazer análises, medir a tensão repetidas vezes, fazer o meu 1º CTG e uma ecografia, disse-me que estava tudo bem, que provavelmente os comprimidos já tinham começado a fazer efeito. Recomendou-me repouso e controlo diário da tensão arterial.
Felizmente a tensão estabilizou e, se continuar tudo bem, só na próxima 6ª feira é que vou novamente ao hospital pois o dr. R. quer "controlar-me" semanalmente até ao dia do parto.
Espero que a Leonor se aguente mais umas semaninhas, pois ainda só tem 2400 g., logo ainda é um bébé prematuro. A mãe é que tem de se portar bem, não é?