sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O meu 1º Natal / 5 meses/ O Afonso

Olá a todos,
receberam muitas prendinhas no sapatinho?
Eu recebi muitas coisas giras, mas adormeci antes da meia-noite e só as vi no dia de Natal: uma cadeira da Chicco para comer a papa, um peluche grande, roupa, brinquedos, jóias, dinheiro, um candeeiro para o meu quarto, um ginásio/mesa de actividades, etc., etc., etc.,...ah! e ainda vou receber um parque!
Ontem fiz 5 meses e fui passear! Fui ao pediatra e ele disse que eu estou muito bem! A minha mãe queria saber se a minha alimentação era a adequada e ele disse que sim, e para continuar assim até à cirurgia.
Antes da consulta, aproveitámos e fomos visitar o meu priminho que nasceu no dia de Natal. Chama-se Afonso e é muito pequenino, mas maior do que eu era quando nasci. É muito giro, tem muito cabelinho e um queixinho parecido com o meu. Daqui a alguns meses já brincamos juntos!
Ontem a minha mãe conseguiu , a muito custo, adormecer-me na minha caminha. Mas está muito enganada se pensa que eu tomei logo esse hábito. Eu sou muito teimosa e eu é que decido quando, onde e como quero adormecer, entendido?
Beijinhos para todos e um feliz 2008,

Leonor

sábado, 15 de dezembro de 2007

Já se criaram algumas rotinas!

Finalmente conseguimos acordar e adormecer a horas decentes. Fiz bem em acordá-la alguns dias seguidos. Agora adormece por volta das 22.30 e acorda às 7.00, claro está com muitas excepções pelo meio. Pois é, já dorme 8 a 9 horas seguidas! Não sei se tal se deve ao leite do biberão que ela bebe após o banho... O meu peito ainda continua dolorido e vou alternando as refeições da Leonor: mama ao acordar e a meio da manhã, come a sopa e a fruta ao almoço, mama novamente a meio da tarde e bebe biberão à noite. Já experimentei a dar-lhe a papa ao lanche e ela gostou muito, mas logo começa a comer quando eu for trabalhar...ai...já falta tão pouco! Parece mentira como já se passaram quase 5 meses desde que a Leonor nasceu...e eu estou em casa há quase 7...!

A Leonor já está menos chorona e já gosta muito que brinquemos com ela; já está muito tempo bem-disposta a sorrir para nós. Ai...assim ainda custa mais separar-me dela! Já agarra nos pézinhos enquanto lhe estou a mudar a fralda, principalmente no esquerdo, será que vai ser canhota? Hoje deitei-a de barriga para baixo e qual não foi o meu espanto quando ela, depois de fazer muita força, conseguiu voltar-se ao contrário! As novas conquistas surgem de dia para dia.

Estamos já tão perto do Natal. É uma época que eu adoro: adoro estar com a família e de receber, mas principalmente, oferecer presentes. Sim, é verdade, gosto muito de dar presentes! Este ano vai ser especial: é o primeiro Natal da Leonor! Já temos uma árvore enfeitada e com luzinhas a piscar, mas a Leonor só olha para ela quando a tv está desligada. A televisão tem som e as luzinhas não!...Tem um grande fascínio pela televisão e passa muito tempo a ver o dvd da Leopoldina e a sorrir para alguns personagens; também gosta de ver futebol e programas em que as pessoas aparecem em primeiro plano para sorrir e palrar com elas.
Enfim, está uma querida e só apetece estar sempre a dar beijinhos e abraços! Chuac

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Introdução de novos alimentos

No passado sábado, dia 1 de Dezembro, tive de ir a correr comprar leite para dar à Leonor. O meu peito estava completamente lacerado; ainda tentei tirar algum leite da outra mama, mas não corria quase nada, e dei-lhe o pouco leite que tinha congelado, mas por fim tive mesmo de ir comprar leite artificial. Comprei o Aptamil e acho que ela gostou, mas foi difícil fazer agarrá-la ao biberão: não estava habituada e não conseguia mamar nada; penso que também não gosta das tetinas da Chicco; depois experimentei uma da Happy Bear e ela conseguiu mamar melhor. O meu peito ainda não está bom, mas vou intercalando as mamadas no biberão com a mama para esta não encher (como aconteceu no sábado à noite, pois a Leonor esteve 24 horas sem mamar).
E ontem começámos com a sopa! Foi uma autêntica surpresa! Fiz sopa só com batata, cenoura, um pouco de cebola e acrescentei um fio de azeite no final. A Leonor não estranhou, nem fez caretas como costuma fazer com as vitaminas, e parecia que já comia há muito tempo, não estranhando a colher. Comeu muito bem e depois ainda comeu mais de meia banana triturada. Fiquei muito contente, vamos ver como se porta hoje! Para a semana começamos com a papa ao lanche; já comprei a Primeira Papa L. A. da Nutribén. Espero que ela goste!
Acho que a Leonor estava mesmo a precisar de começar a comer, pois está a aumentar muito pouco; o meu leite já deve estar mais fraco! Mas gostava de continuar a amamentá-la durante mais tempo!...
Também já comecei a acordá-la a horas certas de manhã; daqui a um mês já estou a trabalhar e ela tem de se habituar a levantar cedo e, consequentemente, a deitar mais cedo. Até aqui dormia e acordava às horas que queria...!