segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tenho orelhas!...

...ou melhor, orelha! A Leonor descobriu que tem a orelha direita! Agora fica, por momentos, sossegadinha a mexer na orelha, ainda não descobriu que tinha o ouvido, é só mesmo a orelhinha. Mas ainda não a vi mexer na esquerda,...uma de cada vez.

Há já algum tempo que também aprendeu a apontar para tudo o que vê ou quer. Ainda não sabe que apontar é feio...para ela não é! E de tanto lhe dizermos escuta ao mesmo tempo que espetamos o dedo para ela se calar, também aprendeu e espeta o dedinho e faz unn para dizer escuta.

Não tem dito palavrinhas novas, agora só pensa em gatinhar e andar de um lado para o outro, mas já percebe tanta coisa...fico estupefacta quando vejo que ela percebe muitas das coisas que lhe digo.

Neste fds fomos à praia, mas tava tanto calor que esteve pouco tempo na água. Ela não se importou, pois também adora a areia, mas eu já não sabia o que fazer para a impedir de comer areia...
Pelo menos adora a praia, se não pudesse tocar na areia como alguns bébés, seria bem pior.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

1, 2, 3, 4,..........11 meses

A maternidade é um estado de graça que vem alterar completamente as nossas vidas: o nosso corpo, a nossa liberdade, a nossa independência, os nossos horários, o nosso sono, as nossas saídas nocturnas,...enfim, inicia-se um novo ciclo.
Mas influencia também a nossa mentalidade, sentimentos e o modo como passamos a encarar diversas situações. No meu caso, pelo menos, noto que sou uma pessoa diferente a cada dia que passa: sou mais tolerante, paciente, extrovertida, segura, optimista, SOU MÃE!

E tudo graças a ti, Leonor!

Parabéns pelos 11 meses e obrigado por teres mudado a minha vida. Que continues a alterá-la sempre.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Agitação nocturna

Ao ver o post da mãe da Tiz lembrei-me que ainda não vos disse como têm sido as noites da Leonor nos últimos tempos: agitadas.

mexe-se muito durante a noite e atravessa-se frequentemente na cama;

já adormeceu de joelhos, penso que estava a querer gatinhar a dormir, talvez a sonhar;

quando a vou espreitar está sempre destapada, mas nunca está com frio;

choraminga mas por vezes adormece logo;

a maioria das vezes tenho de a adormecer no colo;

levanta-se na cama a meio da noite e começa a dançar;

sempre que acorda, tanto de manhã como nas sestas levanta-se logo e liga o mobile (quando lhe perguntamos pela música também vai logo com o dedinho e liga-o);

mas, em compensação, já é muito mais fácil adormecê-la: antes tinha de a colocar na cama sem ela o sentir (não era nada fácil!); agora abre os olhos quando a deito mas vira-se de lado, aconchega-se e adormece enquanto a abano um pouco.

Ando um pouco cansada, mas muito melhor do que há algumas semanas atrás, quando a Leonor acordava e custava a adormecer novamente.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Incisivo lateral superior direito

rompeu hoje o 6º dentinho...dentão, mais precisamente!

Tal mãe, tal filha!

Sou criticada frequentemente, especialmente pela minha irmã, pelo facto de ser muito arrumada e organizada. Normalmente encaradas como virtudes, podem tornar-se uma obsessão. Eu acho que não chego a tanto, especialmente desde que a Leonor nasceu...

Pois a Leonor também já vai pelo mesmo caminho:

joga todos os seus brinquedos para o chão, mas depois vai arrumá-los debaixo do sofá. Logo pensava que era ela que empurrava sem querer ao tentar agarrá-los, mas depois constatei que o fazia propositadamente. Ontem ela enfiava lá os comandos da tv e depois ia procurá-los e ficava "aflita" quando não os encontrava (eu tirava-os antes dela).

no banho o seu passatempo preferido é colocar a escova de dentes no apoio dos braços da banheira; não é muito fácil, mas já conseguiu várias vezes; quando consegue, após várias tentativas, solta um "aaah" de satisfação.

A Leonor está na fase de aprender a encaixar (por acaso ainda não tem nenhum brinquedo para encaixar peças), mas eu gosto de pensar que ela já é organizada como a mãe. Lol

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Temos personalidade FORTE!

Este fim-de-semana ficou marcado pelas birras da Leonor.

Só quer andar no chão, gatinhar, levantar-se agarrada a tudo e mais alguma coisa e, claro está, agarrar e jogar ao chão tudo o que encontra. Quando é contrariada começa logo a barafustar, a chorar, gritar, a bater o pé, a atirar-se ao chão...ontem o pai estava a segurá-la pelas mãozinhas e ela deu um impulso para trás que bateu com a cabeça no chão. Felizmente não ficou mal, mas podia ter ficado... Dá para ver que temos uma menina a evidenciar uma personalidade forte. Se já faz isto agora, imagino daqui a uns meses...

Eu sei que é uma fase normal no seu desenvolvimento e que estão a afirmar-se. Por isso é importante que comecemos desde cedo a estabelecer limites. Agora ando a tentar ensiná-la a não deitar tudo ao chão. Ela já cedeu algumas vezes, já percebe quando lhe digo que tem de colocar os objectos em cima da mesa e não no chão, mas gosta tanto de atirar tudo ao chão e depois olhar para mim para ver a minha reacção.

Acabámos por não ir à praia como tinha planeado. Sábado não esteve muito bom tempo: estava calor mas fazia tanto nevoeiro que até chovia. Ontem também amanheceu assim e pensámos que o final da tarde poderia ser igual. Não foi e esteve uma tarde óptima. Mas acabámos por sair de casa e ir passear por perto mas não descemos até à praia. Espero que o próximo fds o tempo continue agradável para podermos ir.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Miminho


A mamã da Beatriz enviou-me este miminho, o qual eu agradeço e que tem as seguintes regras:


1. Escolher 5 blogs amigos;


2. Citá-los no post;


3. Avisar os amigos indicados;


4. Colocar este miminho no texto.


Peço desculpa às outras mamãs, mas só vou poder escolher mesmo 5 blogs. Para a próxima envio a outros. Vou passar pelos vossos cantinhos.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

+ sólidos / - alimentos passados

A Leonor prefere cada vez mais alimentos que possa mastigar e recusa a sopa ou a papa. É um bom sinal, pois há crianças que rejeitam os sólidos preferindo os alimentos triturados. Mas a sopinha é imprescindível! Ela até come um pouco, mas já não é como antes... Ontem optei por dar-lhe sopa como entrada e costeleta de corrego grelhada com arroz e ela comeu muito bem. Ainda se engasgou e nós assustamo-nos, mas vê-se que prefere saborear os alimentos. Realmente a comida passada perde um pouco o seu gosto.

Outra preferência evidenciada é comer pela nossa mão ou mesmo por a dela em detrimento da colher. Começa por comer pela colher, mas depois de algumas colheradas começa a rejeitar veementemente. Se lhe der com a mão aceita e se colocar no tabuleiro da cadeira para ela agarrar ainda melhor. O pediatra diz para a deixarmos comer assim, pois as crianças preferem! Quando é sopa é que é pior...

O importante é que vá comendo,...e não me posso queixar!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

É oficial!

A Leonor já gatinha!

Começou a gatinhar exactamente com 10 meses e meio.

E ontem também descobri o quinto dentinho: o incisivo inferior lateral direito.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Bichinhos carpinteiros!

Lá se vai o tempo em que colocava o dvd da Leopoldina e a Leonor ficava sentadinha a assistir com muita atenção, ainda que brincasse com os seus bonequinhos;
agora, não consegue ficar quietinha 1 segundo que seja, o que é muito bom, mas não me deixa descansada como antes. Está na fase do pré-gatinhar: já vai dando no jeito, mas ainda só se arrasta, depois levanta-se agarrada ao sofá, senta-se, deita-se, rebola, volta a sentar-se, a levantar-se, anda com o apoio do sofá, quer que andemos com ela de um lado para o outro...enfim, parece que tem bichos carpinteiros!
Como o parque está na casa da tia, em casa não tem um lugar seguro para ficar, o mais seguro é mesmo no chão da sala, mas tenho de estar sempre a vigiá-la.

E cada dia aprende coisas novas:

franze a cara quando dizemos que cheira mal,
dá beijinhos nos bébés das revistas ou nas fotos,
já vai dizendo cão e não cã,
já percebe muitas coisas que lhe dizemos.

Tá uma menina linda!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Adeus muda-fraldas!

Este fim-de-semana pusemos o muda-fraldas de lado. A Leonor já está muito mexida para parar segura em cima dele e já me tinha assustado algumas vezes... Além disso, ela já chorava sempre que o via porque sabia que eu ia deitá-la lá e ela já não quer estar deitada...agora que aprendeu a levantar-se e sentar-se ninguém a detém!

A banheira dela também já era...há aproximadamente um mês que lhe dou banho na nossa banheira, com o apoio do acessório com ventosas da Prénatal. Ela adora pois tem mais espaço e aguinha para mexer; eu prefiro pois ela já estava pesada para aquela banheira, além de inundar sempre a casa-de-banho.

E ontem, pela 2ª vez, a Leonor foi à praia. Passámos lá o dia, só fizemos um intervalo para ir almoçar a casa. Só quer mexer na areia mas depois leva as mãos à boca, quando não é a própria boca que chega à areia... Também adora a água, ainda que gelada, e mesmo toda arrepiada e a tremer não queria sair de lá. Foi um dia bem passado!

O que está a piorar consideravelmente são as refeições. Recusa-se constantemente a abrir a boca, mesmo que tenha fome. Temos de inventar 1001 coisas para a distrair para ela abrir a boca. Quando conseguimos introduzir-lhe a colher na boca ela come muito bem e depois abre mais uma ou duas vezes; e depois torna a fechar e é um castigo para aceitar a comida novamente. Lá se vai o tempo em que ela ficava a reclamar enquanto enchíamos a colher...
Mas, mesmo assim, continua a comer bem. Mas se antes comia em 5 minutos, agora demora 15 (também não se deve comer depressa, não é?)
Só é preciso muuuita paciência!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Gatinho ou não gatinho? / Dormir...para quê?

Há algumas semanas atrás pensava que a Leonor não iria gatinhar; só queria andar no chão e quando estava deitada de barriga para baixo zangava-se.
Agora já se mexe muito mais, já rebola, arrasta-se para trás e já fica deitada apoiada nos joelhos a baloiçar...e gosta de estar assim!
Será que vai gatinhar? Vamos esperar para ver.

A sesta da tarde foi eliminada da agenda da Leonor. De manhã, como acorda cedo, dorme sempre uma hora ou duas; depois do almoço não quer dormir mesmo tendo sono. Já tentei com que não dormisse de manhã, mas depois ela fica muito rabugenta... Para compensar, tem dormido melhor durante a noite...mas noto que não dorme o suficiente, mesmo que a deite cedinho.

És como eu: dormir para quê?

Se eu pudesse controlar o sono dormiria muito pouco tempo; o que mais me chateia (ou chateava até a Leonor nascer) é ter de ir dormir, mesmo quando tenho sono. Parece que a Leonor pensa como eu...