terça-feira, 27 de janeiro de 2009

18 meses

Ainda ontem estavas aqui, enroladinha no meu ventre e a manifestar-te com intensos pontapés, e hoje já fazes 18 meses! Daqui a meia dúzia de meses fazes 2 anos...e pergunto-me onde está a bébé chorona que reclamava colo a tempo inteiro.

Agora, a cada dia, tornas-te mais independente e até para dormir já prescindes do colinho da mamã! Ok, quando acordas a meio da noite só te acalmas ao colo, mas para adormecer já preferes a tua caminha...e foi uma exigência tua, o que me deixa muito orgulhosa. Foi o meu pedido para 2009 e cumpriste-o em duas semanas!

Continuas a ser um bom garfo e a gostar de tudo mas já vais tendo algum receio de provar alimentos que não conheces, mas quando provas não rejeitas nada. Gostas de comer alface à mão cheia, algo pouco visto para uma criança da tua idade. Adoras comer com a colher na tua mão e até comes muito mais assim; já a consegues levar muito bem à boca, mas ainda tens alguma dificuldade em encher a colher e quando não o consegues pegas na comida com a mãozinha, colocas na colher e depois levas à boca.

Estás cada dia mais faladora e já estabelecemos conversas de perguntas e respostas frequentemente. No outro dia foste ter comigo à cozinha e disseste: cuié afá , traduzindo: a colher está debaixo do sofá. Eu percebi-te e perguntei se querias que eu a fosse tirar de lá e respondeste-me xim. Ando a ensinar-te os nossos nomes, tu já os reproduzes mas compreendo-te, são difíceis. O teu nome também não é fácil de pronunciar para já, não é? Nós insistimos para que repitas pausadamente LEONOR, mas continuas a insistir no Gô-gô e nós achamos imensa graça...e damos por nós a chamar-te também Gô-gô.

Já sabes contar até 5, já o fizeste ordeiramente várias vezes, mas preferes saltar números e chegar logo ao 5. Para quê perder tempo se já sabes o resultado?
Brincas com as tuas bonecas e dás-lhe papinha e leitinho, mas quando chegas a casa a primeira coisa que fazes é pegar num livro e sentar-te no sofá a folheá-lo. Nisto, todos me dizem que sais a mim, os livros são o meu Mundo, e eu fico tão orgulhosa de ti...espero que continues assim.

E tanta coisa mais a dizer...

Parabéns pelos teus 18 meses, Leonor!

Que continues a ser a bébé, cada vez mais menina, Feliz que tens sido até aqui.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

23 de Janeiro

Hoje olhei para a data e pareceu-me familiar, mas não me conseguia lembrar porquê. Mas já descobri:

Há exactamente um ano que a Leonor foi submetida a uma cirurgia bastante demorada e algo complexa, a cirurgia ao Lábio Leporino.
Correu tudo muito bem, felizmente, mas os dias seguintes foram complicados porque ela recusava-se a beber o leite por uma seringa...só 3 dias depois descobrimos porquê: o problema não era a seringa mas sim o facto de estar no colo, ela destestava sentir-se agarrada para comer. Quando a sentámos numa cadeirinha, começou a beber bem o leitinho e reclamava quando ela esvaziava e eu tinha de a voltar a encher apressadamente.
Dormir também era muito complicado...foi uma semana muito desgastante! E defendo a tese que as más noites que ainda hoje persistem se devem àquelas no hospital em que era despertada constantemente por choros de outras crianças, enfermeiras aos berros ou medicação nocturna...antes da operação dormia sempre a noite inteira e depois, já em casa, começou a acordar várias vezes durante a noite.

O mês seguinte parece ter demorado uma eternidade porque teve de usar umas talas nos braços para não levar as mãos à boca e tirar os pontos. Estão a ver um bébé de 6 meses privado de meter as mãos na boca? Foi complicado! Ficava a olhar para ela, triste por a ver com os braços presos! Mas ela nem se queixava; é impressionante como as crianças se adaptam muito melhor do que nós.
Durante este mês, embora pudesse comer sopa líquida, continuou a beber leite pela seringa e não se importava nada. Quando saíamos lá tínhamos de levar o estojo atrás e as pessoas ficavam sempre a olhar com ar de pena quando me viam de seringa em punho...e como ela não bebia no colo e não podia estar muito direita, chegámos a andar com a espreguiçadeira às costas pelas ruas para a sentarmos lá quando tivesse fome...

Mas o que realmente importa, a cirurgia ao lábio, correu muito bem e pelos casos que tenho visto, posso dizer que foi mesmo um sucesso. A cicatriz ficou quase imperceptível; o que chama a atenção é o narizinho que tem uma narina um pouco mais mole...mas pode ser sujeita a uma outra intervenção se assim o justificar.
A próxima etapa são o rompimento ou não dos dentes no maxilar que a fenda também atingia. Ainda não os tem mas já lá vejo um a espreitar...e se não nascerem todos há-de haver uma solução. Se os últimos 2 anos foram uma viragem e mudança na minha vida, penso que uma das principais foi a descoberta que sou optimista e não pessimista como sempre julguei!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quase dois anos depois


espero agora começar a ver os meus pés a desinchar!

Ontem, depois de muito adiar e principalmente seduzida por uma consulta grátis, fui medir os meus índices de massa gorda, de celulite e de retenção de líquidos.

Massa gorda: tenho dois kilos a mais - aqui não há novidade, sei perfeitamente que deveria ter menos 2 kilos e vou fazer por isso.

Celulite: não tenho praticamente nada de celulite - aqui fiquei bastante surpreendida e feliz. Aconselharam-me a passar um creme anti-celulite por prevenção e deram-me os parabéns! Compro-o apenas na Primavera, agora com o frio não me apetece andar a passar cremes...mas compro!

Retenção de Líquidos: grau 3: já é considerável - aqui também não fiquei nada surpreendida, pois sabia que tinha, por isso mesmo fui ao rastreio. Disseram-me, e eu já sabia, que beber muita água não é solução e que preciso de um drenante para auxiliar o organismo a eliminar as toxinas acumuladas. Vou começar hoje, agora mesmo, a bebê-lo diluído em 1.5 l de água diariamente e em Março volto para ver se já evoluí alguma coisa.

Quem está descontente com a sua linha mas não faz nada para a melhorar esperando um milagre, deixem de lado a preguiça e façam algo para mudar isso...até nem custa muito! E o verão está logo ali!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sucesso!

Desde sexta-feira que a Leonor adormece na caminha dela. Tanto de noite como de dia!
E é mesmo uma exigência dela...esta miúda não gosta de ser obrigada a nada, tanto que eu insistia e agora ela pede-me para se deitar!...

Mas não é tarefa fácil!
A primeira noite foi a mais fácil: adormeceu em 10 minutos, ontem demorou quase uma hora.
E não a posso deixar chorar, senão tá tudo estragado. Sei que há quem deixe os filhos a chorar e eles acabam por adormecer, mas com a Leonor não dá, ela tem de estar contente. E não é por não ter já tentado várias vezes, mas ela enerva-se a tal ponto que depois não consegue sossegar e adormecer, mesmo no colo. E isto é para dormir, para comer, para beber, e para tudo o resto. Quando está zangada é para esquecer! Não há nada que a convença, resiste a tudo.

Ontem dormiu duas sestas de 3 horas cada (mas é raro acontecer, há dias que só faz uma sesta de uma hora). Se fosse há uns tempos atrás eu pensava que ela não iria querer dormir cedo, mas já sei que quanto mais dorme mais sono tem. Ontem pediu-me para ir dormir e não me queria deixar acabar de passar a roupa a ferro, estava mesmo aflita com o sono. Lá fomos e, apesar de custar a adormecer, via-se que tinha mesmo sono.

Por vezes perco a paciência porque ela não pára um segundo sossegada. Se estiver quietinha 5 segundos seguidos adormece...mas é tão difícil isto ocorrer! Ontem zanguei-me com ela e insisti para que ficasse quieta, mas tive de mudar de estratégia. Ao ver-me zangada também se zangou, começou a choramingar e a pedir colo para dormir. Tive de começar a brincar com ela e, após muita insistência, o sono venceu-a.

Por vezes, sei que se lhe pegasse ao colo ela adormeceria instantaneamente e assim demora muito mais tempo, mas não posso ceder, seria um grande retrocesso. Mas estar debruçada sobre a cama de grades a abaná-la continuamente e a insistir para que se deite e feche os olhos, também não é lá muito cómodo. Mas já não me queixo...no colo custava-me mais!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Esta data tem de ficar registada!

16 de Janeiro de 2009
22.35h
17 meses, 2 semanas e 6 dias



A Leonor adormeceu na caminha dela! Finalmente!

Mas não foi sózinha, não se pode querer tudo...mas aos poucos vai...

Entrámos no quarto para eu a ir adormecer e ela, no meu colo, disse que queria ir para a cama dela dormir! Deitei-a, ela enroscou-se e eu disse que a ia tapar para ela dormir...e ela ficou à espera. Fiquei boquiaberta porque ela detesta estar tapada, começa logo a queixar-se que não dá tirado o pé lá de baixo...

Ela abraçou a Caracolinhos, a sua companheira no sono, e eu disse-lhe para fechar os olhinhos e comecei a abaná-la e a cantar a música que normalmente canto para a adormecer: os Patinhos.
Mas ela, apesar de tentar, não conseguia estar sossegada 2 segundos: voltava-se para um lado, depois para o outro, espetava o rabinho para o ar, abraçava a boneca,...mas passados menos de 10 minutos estava a dormir.

Eu nem queria acreditar! Já tentámos isto tantas vezes, mas sem sucesso. E hoje que eu não estava à espera, ela surpreendeu-me! E não foi por estar caidínha de sono, pois até dormiu 2 sestas durante o dia de 3 horas no total.

Eu sei que isto não se tornou num hábito dela, infelizmente! Mas agora vou cumprir esta rotina de a deitar na caminha todas as noites; se adormeceu esta noite, também pode adormecer nas seguintes.
Vamos ver como corre!

E assim como aparecem...desaparecem!

Refiro-me aos sintomas de febre, constipação, etc.

A Leonor já não tem febre, já voltou às suas noites habituais em que só acorda uma vez a chorar e não está constipada nem evidencia, por agora, sinais de vir a estar.

Eu, que ainda há dois dias estava aqui a contorcer-me com a cabeça a querer explodir, já estou como nova. Nunca tive uma gripe e ainda não foi desta!...

E apesar desta semana ter sido complicada, passou muito rápido e já estamos praticamente no fim-de-semana. Vamos ver se conseguimos descansar e se ainda vou aproveitar mais alguns saldos...este ano estou a superar-me: deixei as compras para esta altura e estou a sair-me muito bem. Ainda hoje comprei umas botas a metade do preço (mas que mesmo assim foram caras!!!) e só havia mesmo o meu número e a cor que pretendia. Normalmente sucede sempre o contrário. Agora que o roupeiro da Leonor já está a abarrotar há que encher o meu, que bem precisa... Nos últimos 2 invernos não investi muito: no primeiro porque estava grávida e no segundo porque ainda tinha quilinhos a mais.
Saldos, aqui vou eu!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

E a febre cedeu...

O último supositório foi ontem ás 4 da tarde e a febre não voltou.
A noite foi um pouco melhor, dormiu das 10.45 às 5 da manhã e voltou a adormecer às 6. Poderia ter adormecido antes se fosse eu a adormecê-la, mas como estou pior hoje não queria pegar-lhe a constipação e também precisava descansar.
Não sei se ainda se vai constipar, por agora não está e anda bem-disposta. Menos mal!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E a boa notícia

é que a partir de hoje sou oficialmente Funcionária Pública!

Nada de mais, dizem vocês, mas para quem esteve quase 4 anos a contrato, é uma sensação de alívio saber que tenho o emprego um pouco mais seguro...embora já nenhum seja seguro.
Sei que a Administração Pública já não é o que era, que cada vez mais se sai da função pública para o privado, mas atendendo ao facto da maior parte dos meus colegas estarem no desemprego, eu tenho é de ficar contente.
Vá, podem contar piadas sobre o funcionalismo público...eu não me importo.
Valeu a pena todo o stress por que passei neste dia.

Quanto à Leonor, continua com febre, já liguei ao pediatra e ele disse para aguardar, dar benuron, muitos líquidos e tirar roupa. Procedimento normal, mas o pai e a tia querem logo correr para as urgências. Espero que não seja necessário.

Uma má e uma boa notícia!

Desde Domingo à noite que a Leonor começou com febre. É a primeira vez que tem febre continuada (ainda só tinha tido febre 2 vezes mas colocava um benuron e passava logo) e ontem à noite chegou mesmo aos 39.9 graus. Esta manhã só tinha 38.1 mas mesmo assim coloquei-lhe um supositório. Se mais logo ela voltar ligo ao pediatra. Penso que devem ser dentes mas ela não costuma fazer febre assim.

O pai anda constipado desde 6ª feira, eu comecei esta noite e estou aqui com uma DOR de cabeça!!! Possivelmente a seguir é a Leonor.

A noite até nem foi das piores. Dormi sentada no sofá com a Leonor no meu colo a choramingar porque tinha sono mas não dormia. Penso que nunca tinha sentido tanto sono como esta noite. À meia-noite adormeceu e consegui dormir quase 5 horinhas seguidas. O pai é que se levantou quando ela acordou e conseguiu adormecê-la novamente. Mas por volta das 5.30 acordou outra vez e já só conseguia dormir no colo do pai. Eu continuei deitada mas já não dormi grande coisa. Às 7.30 saímos de casa debaixo de chuva e a Leonor ficou com a tia a chorar e a chamar por mim.

Esta foi a má notícia! A boa direi à tarde...não gosto de comemorar antes de tempo!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Desespero


Dentes,

Cólicas,

Calor,

Frio,

ou seja lá o que for:



Dêem-nos tréguas e DEIXEM-NOS DORMIR!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Notícias da Gô-Gô

é assim que ela se auto-denomina!


Nunca foi tão fácil vestir a Leonor como tem sido nestes últimos dias. Ela já tolerava as camisolas mas pelo meio queria ir brincando e vendo os seus livros, levando sempre algum tempo para as vestir. Agora colabora muito mais, até deve achar que a visto muito devagar; até me pede o baêête (=barrete) e o casaco, acessórios que ela sempre dispensava. E durante a noite já posso colocar cobertor + edredon + cobertor + cobertor = não chega a destapar-se. Porque será?

Após ter passado um dia a chorar sempre que ouvia pronunciar a palavra RIR, ontem já parecia outra e já rimos muito e ela não chorou. Também descobrimos um novo dente! Será que há uma relação? O que é certo é que as noites melhoraram consideravelmente e voltaram à normalidade: só acorda uma vez durante a noite, pego nela e adormece logo.


Não sou muito adepta dos saldos porque acho que já está tudo muito escolhido e/ou, como sou de estatura média, nunca há os meus números. Mas este ano tenho aderido a eles...especialmente para a Leonor. Até já lhe comprei um top e um vestido para ela levar à praia. É de uma colecção que eu adoro mas que os tamanhos são apenas a partir dos 2 anos. Como ela no Verão já faz 2 anos, as roupinhas da próxima estação já terão de ser para essa idade.


Passou das palavras monossilábicas para palavras mais complexas e já reproduz muitos sons assemelhando-se muito às palavras. Por vezes até me emociono quando a ouço dizer palavras novas mais difíceis.


Adora ver fotografias e reconhece todos os que lá aparecem. Tenho uma árdua (mas emocionante) tarefa para os próximos dias e conto com a sua ajuda: preencher os seus álbuns com fotos desde os 0 meses!!!

Adenda: Vera + Maria - o meu mail já está disponível no meu perfil. Fico à espera de uma mensagem.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Humilhação

é o que a Leonor parece sentir ultimamente sempre que nos vê rir!

Já há algum tempo que ela demonstrava que não gostava nada que nos ríssemos dela: começava a fazer beicinho e chorava. Mas agora nem pode sonhar que nos vamos rir.
Antes isto só acontecia quando o pai soltava uma gargalhada repentina. Agora chora sempre que vê alguém a rir, incluindo eu, mesmo que não seja dela ou para ela.
Mas não chora por susto ou por estar zangada; nota-se mesmo que se sente humilhada, pensa que estamos a gozar com ela e não gosta. Abraça-se a mim com muita força a chorar e até se esconde se estivermos perante outras pessoas. Ontem estava a ver aquele programa da Sic, o Tá a Gravar, e soltei umas gargalhadas até pequenas; pois ela começou logo a chorar muito ofendida. Até os vizinhos que ela tão bem conhece já nem podem sorrir para ela que começa o berreiro. No outro dia o avô riu-se e como eu não estava ela foi esconder-se e começou a chorar sózinha; o pai apareceu entretanto e ela correu a abraçá-lo e redobrou o choro.
Não sei o porquê desta reacção! Será uma fase normal? Os vossos filhos também passaram por isto? É que não notei que tivéssemos feito algo para isto acontecer, nunca gozámos com ela. É normal acharmos piada aos seus gestos, novas palavras, desenvolvimentos e rimos; e ela muitas vezes ri-se connosco e até gosta de dar gargalhadas...mas estes últimos dias nem pode ver um sorriso amarelo que pensa logo que estamos a gozar com ela!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O primeiro post do ano

E cá estamos em 2009!



Pelo segundo ano consecutivo a Leonor passou a meia-noite a dormir!

Na semana anterior as festividades natalícias alteraram o padrão de sono da Leonor e, por consequência, os meus. Na semana passada resolvemos que teríamos de respeitar e cumprir a hora de adormecer e, assim, nem a noite da passagem de ano foi excepção. Adormeceu meia hora antes da meia-noite na casa da tia e nem o fogo de artifício a fez despertar. 15 minutos depois da meia-noite fui buscá-la, enfiei-a no carro bem agasalhadinha, fui petiscar uns camarões no restaurante dos meus pais com ela a dormir ali no carro ao meu lado e fomos para casa por volta das 2 horas da manhã. Deitei-a na sua cama e ela só acordou no dia seguinte às 9.30 da manhã. Foi a sua melhor noite das últimas semanas. E eu acho que já descobri porquê!

As suas noites MÁS não se devem apenas à troca de sonos mas também ao rompimento de dentes. Anda a babar-se como nunca se babou até hoje (nunca foi uma bébé que se babasse muito, que tivesse de usar babete para não ficar molhada) e anda sempre com os dedos na boca. Quando está a dormir o calor da cama fá-la ficar com mais dores e acorda de meia em meia hora a chorar. Só consegue dormir bem a partir das 2 ou 3 horas da manhã. Como naquela noite o seu primeiro sono foi na cadeirinha no carro, o calor não a incomodou. Esta é a minha teoria!

Após essa noite nunca mais nos deu uma noite seguidinha de sono (muito pelo contrário: é mais uma noite seguidinha a chorar) e chora mesmo a dormir. Não consigo visualizar bem a sua boca e não sei quais os dentes que a andam a chatear. Pelo que consigo ver, não noto qualquer alteração nas suas gengivas e isso faz-me pensar que serão os dentes circundantes da fenda da gengiva. Estes dentes já deveriam ter nascido mas ainda não apareceram. Podem até nem nascer, mas com a aflição manifestada pela Leonor penso que eles querem nascer mas o seu rompimento não será fácil. A ver vamos!