segunda-feira, 28 de abril de 2008

9 meses "in", 9 meses "out": 18 meses de existência

A Leonor já está tão reguila!...
Agora as mudanças e novas descobertas verificam-se todos os dias.

Já bate palminhas desde os 8 meses e 8 dias: é tão engraçada. Basta pedirmos para bater ou começar a cantar que ela bate logo palminhas; mas também bate quando lhe apetece, seja a meio do dia quando está a brincar, quando está no banho, quando lhe mudo a fralda, seja a meio da noite, como já aconteceu ou ainda quando acorda.

Também já tem um dentinho desde os 8 meses e 10 dias: o incisivo central inferior esquerdo. Não teve febre nem notei que ficasse mais rabugenta por causa do dentinho; as noites são sempre um pouco complicadas, acorda várias vezes, mas julgo que não terá ligação pois isso acontece desde os 6 mesinhos. Anda sempre com as mãozinhas e objectos duros na boca e baba-se mais mas não manifesta dores. Espero que os próximos dentes também rompam sem causar dores...mas já ouvi dizer que há alguns dentes mais difíceis!...

Não quer gatinhar, mas em compensação só quer andar no chão. Ainda não se equilibra para andar, mas se a colocarmos de pé encostada a uma cadeira já se aguenta um pouco. Não tem medo algum de cair e até quer que lhe larguemos uma mão enquanto anda para poder agarrar nos objectos. Já se quer levantar mas ainda não consegue...parece que não vai demorar muito a dar os primeiros passinhos!

Anda sempre muito bem-disposta, mesmo com sono e mete-se connosco para lhe darmos a atenção que ela quer. Dá gritinhos e uma gargalhada assim que lhe olhamos para ela. É interessante ver como ela já consegue raciocinar tão bem. Ontem, tinha um objecto numa mão e queria agarrar noutro com a outra. Mas esta não chegava, só a outra; então mudou o objecto de mão, com todo o cuidado e assim já pôde apanhar o outro objecto com a mão que estava mais perto.

Já comecei a dar-lhe a nossa alimentação, aos poucos, e ela adora. Noto que ela já prefere comida que possa mastigar e é tão giro vê-la de boca cheia a mastigar... Por vezes não quer a papa, cerra a boca e só a abre se lhe dermos outro alimento. Continua a comer bem, às vezes penso que até demais, mas ela não é muito forte, e também bebe muita águinha, nunca recusa.

Já faz muitas gracinhas, como jogar-se para trás, em cima da cama. Nós sentamo-la e ela deita-se e começa a rir; depois faz força para se sentar novamente, nós ajudamo-la mas ela deita-se e olha para nós a sorrir com ar de marota!

Têm sido 9 meses de muita felicidade, e se contarmos com os 9 de gravidez não menos felizes, já são 18 meses. Já não imagino a minha vida sem a Leonor, parece que sempre fez parte de mim! Por vezes fico a olhar para ela e a pensar como é que um ser tão pequenino como era quando nasceu, já nos consegue hipnotizar e fazer sorrir sempre que quer.

2 comentários:

Mãe das Marias disse...

Muitos parabéns!!! Realmente já não nos lembramos da nossa vida sem elas... nada é igual... é tudo melhor!!!

Beijos***

rita disse...

Que engraçado, a minha Leonor tb não me parece que vá gatinhar; já quer é "andar" :)
Bjs