terça-feira, 24 de abril de 2007

25 semanas

Estou com 25 semanas de gravidez e as alterações estão a fazer-se sentir.

1) Já sinto mais a Leonor. Ainda não dá grandes pontapés mas sinto-a mais vezes durante o dia, especialmente quando estou a comer (gulosa) e quando estou a conduzir (gosta de passear).
2) Os meus pés já começaram a inchar: deixei de ter tornozelos. Imagino quando fizer mais calor e aumentar de peso.
3) Fico mais cansada se permaneço muito tempo de pé; tenho de descansar mais.
4) Por último, tenho sentido mais apetite. Para além de ter de me levantar todas as noites pelas 4 ou 5 h da manhã para comer qualquer coisa, também tenho comido mais durante o dia. Parece que tenho sempre fome! Apesar de estar dentro dos parâmetros (aumentei 4/5 kg), tenho de ter cuidado com a balança...mas também não quero que a Leonor sinta fome.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Primeiros 5 meses de gestação - II


Mas era mesmo uma menina!!! A ecografia que fiz com 17 semanas confirmou a suspeita do dr. No dia seguinte corri às lojas e comprei várias roupinhas cor-de-rosa, incluindo um vestidinho. A partir daí, o enxoval começou a crescer consideravelmente...

Antes mesmo de saber se era mesmo uma menina, o nome já estava escolhido; por mim, porque o pai ao início não concordava. Queria um nome "mais de menina". Mas acabou por concordar, talvez por ouvi-lo tanta vez...! E gosta de Leonor, claro. Agora só falta escolher o segundo nome.

Às 22 semanas fiz nova ecografia. A Leonor estava muito bem, tanto nas medidas como no peso, mas não se queria apresentar: cruzou os braços à frente da cara, permanecendo assim durante todo o tempo em que estivemos a tentar com que ela mudasse de posição. Mesmo assim, o dr. ficou com uma suspeita...

Essa suspeita viria a confirmar-se 3 dias mais tarde, após nova ecografia: Lábio Leporino.
Levámos alguns dias para tentar digerir toda a informação que conseguíamos obter sobre casos semelhantes. Não foi fácil! Perguntámo-nos porquê? Porquê, se eu não fumo, não bebo álcool, deixei de beber café, procurei acompanhamento médico logo que soube que estava grávida? Não encontrámos uma resposta...
Agora, 12 dias depois da notícia, já consigo pensar no assunto com mais naturalidade. Sei que poderão surgir algumas complicações ao longo do seu crescimento, mas estou preparada para fazer o que for necessário para que ela sofra o menos possível. Penso que isso é o que mais importa.

Comecei a sentir a Leonor há 3 semanas, mas hoje foi o dia em que mais se mexeu. Já está maior e então sinto os seus movimentos com mais frequência. Mas estou desejando que ela me comece a dar pontapés com mais força e a permitir que o pai também os "sinta". Temos de esperar mais uns dias, não é Leonor? Nós esperamos...

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Primeiros 5 meses de gestação


Só agora resolvi criar este blog, por isso, em retrospectiva, vou referir os principais momentos que marcaram as últimas 24 semanas de gravidez!

Eu não costumo ser muito despistada, por isso, ao constatar o atraso de 2 dias do período, suspeitei logo que algo se passava...Comprei o teste de gravidez numa farmácia e fi-lo no dia seguinte de manhã. Nos minutos que antecederam a verificação do resultado, dei por mim a desejar que o teste desse positivo. Se antes de engravidar não pensava a sério no assunto, e se quando suspeitei fiquei um pouco surpreendida e sem saber o que desejar, neste momento temi que o teste desse negativo. Felizmente deu positivo! Mais tarde contei ao Papá, que ficou muito contente, mas nada surpreendido. Já suspeitava... Decidimos contar à família apenas quando tivesse a certeza, o que fizemos alguns dias mais tarde após a confirmação dada pelo médico. Ficaram todos muito contentes, não deixando de ouvir, no entanto, de grande parte deles, a expressão "já não era sem tempo"!

O primeiro susto ocorreu às 6 semanas de gravidez: uma pequena perda de sangue.
O que fazer? Terá sido início de aborto? Vamos ao serviço de urgências? Fico em casa sossegada? Resolvemos ir imediatamente ao médico, fiz a 1ª ecografia e sossegámos quando vimos o coraçãozinho dela a piscar. Estava tudo bem!

Com 11 semanas, outro susto: dores no baixo ventre.
Será normal? Será que passa? Após breve conversa telefónica com o obstetra, fiquei a saber que poderia ser uma ameaça de aborto. Tive de permanecer em casa durante 12 dias em repouso absoluto.

Na 12ª semana fiz nova ecografia. Estava um pouco nervosa pois ainda sentia algumas dores, mas o dr. disse-me que estava tudo bem e que até já podia adiantar, sem certezas, que iríamos ter uma menina. Não me quis precipitar e, então, não comprei nada cor-de rosa. E se não fosse uma menina...?


Não me querendo alongar mais por hoje, vou deixar o resto da narração para amanhã.




sexta-feira, 13 de abril de 2007

Coragem, amiga cegonha...já falta menos de metade da viagem

Bem-vinda Leonor!

A Leonor comunica deste modo aos amigos e família que já se encontra on-line...mesmo antes de nascer!
Eu, a mãe babada, achei por bem criar um blog para a minha filha. Sim, tens de ser uma menina sociável.
Por agora, enquanto não podes participar activamente nos posts, a mãe vai deixando escrito os momentos que vivemos em comum, aguardando ansiosamente pela tua chegada ao mundo cá de fora...