sábado, 28 de fevereiro de 2009

Prenda dos 19 meses


Pode ser encarado como exploração infantil, mas o certo é que a partir de agora a casa vai andar num brinquinho! Ontem à noite o chão já foi varrido e lavado e hoje não demora a sê-lo novamente!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

19 meses


Este mês é mais curto mas ainda dá para assinalar os 19 meses no dia certo, ao contrário de muitos outros casos...o mesmo não sucede com o meu aniversário!...


A Leonor já conta com 19 meses e os desenvolvimentos deste último mês são muitos.

Mas a linguagem é o que se destaca no momento.

Já sabe o nome de quase todos nós, começando pelo seu, e esforça-se continuamente para os aperfeiçoar a cada dia.

Repete muitas das nossas palavras, frases ou expressões e já solta palavras novas ditas na perfeição. A mais recente é CAMA: di-la exactamente como nós.


A alimentação continua na mesma. Come de tudo, gosta de tudo e parece que come cada vez mais. Come um prato de sopa e um segundo prato. Por vezes, fica tão cheia que já não quer a fruta.

Já come muito bem com a colher mas a sopa ainda não me atrevi a deixá-la comer sózinha...tenho de me encher de coragem para o fazer!


O desmame do biberão está complicado para já. Se ela bebesse leite à noite era mais fácil, mas de manhã acorda esfomeada e está habituada a beber logo o seu leitinho no colinho da mãe no sofá. No outro dia, sentei-a na cadeirinha, dei-lhe o leite num copo novo, mas ela zangou-se por ter de esperar mais por ele e não o aceitou. Vamos tentando...temos tempo!


O bacio ainda não foi estreado. Já foi utilizado uma vez mas com a fralda. Vamos continuando a insistir, aos poucos.


As birras, essas, é melhor nem falar aqui neste post!... Mas a quem é que tu sais assim? A mãe e o pai, apesar de muito teimosos, não eram assim tão birrentos...ou seriam?


Mas também és muito meiguinha e dás uns beijos grandes e repenicados e uns abraços ainda maiores. Quando te estamos a mudar a fralda então, não páras: pedes um abraço, outro, outro e mais outro e eu tenho de recusar, embora me custe, mas de manhã o tempo está contado ao segundo!...


Para assinalar mais um mês, queria comprar-te uma prenda que certamente adorarás. Vou ver se encontro na hora de almoço. Todos as desculpas servem para fazer compras:)


Parabéns filha pelos teus lindos 19 meses!




terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A minha Joaninha



Mais uma vez a Leonor surpreendeu-me!
Adorou o seu vestidinho de Carnaval e respectivos acessórios e nem teve medo das outras fantasias!
E ainda me deixou fazer umas pintinhas no rosto!...
Era uma Joaninha alegre e muito bem-disposta!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

E o nosso Carnaval

é só amanhã!
Hoje todos os disfarces estão a ser revelados, mas o da Leonor só o será amanhã ou depois!

Já estou a ver que amanhã será um dia complicado! Na sexta-feira, a Leonor assistiu ao desfile de Carnaval das escolas e teve medo dos disfarces. Quando ver as máscaras nos adultos, imagino...

No fim-de-semana não assistimos a nenhum desfile, esperamos pelo de amanhã na nossa aldeia! É muito simples, mas divertido...pelo menos é só com pessoas conhecidas, daí ser mais divertido!

Ontem tínhamos planeado fazer umas caminhadas à beira-mar e depois descer até à praia e molhar os pés. Mas sua excelência lembrou-se de fazer uma sesta de 3 horas e só tivemos tempo de descer à praia, já com o sol a desaparecer, e nem descalçámos as botas porque a areia já estava gelada. Mesmo assim, demos umas corridas pela praia, tirámos fotos e a Leonor passou o resto da tarde e noite com a prima.
O resultado da grande sesta foi uma noite mal dormida e um despertar ensonado!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Refeições quentinhas


Meses depois, começo agora a disfrutar cada vez mais das minhas refeições ainda quentes quando como em casa. É que a Leonor já vai comendo sózinha e dispensa a minha ajuda.

Há já algum tempo que lhe damos a colher para a mão e incentivamos o seu uso. Ela adora e, mesmo quando é sopa e sou eu que lhe dou, ela reclama que quer ser ela a comer pela própria mão.
Nos últimos dias, quando chega a hora da refeição, começam os gritinhos insistentes a reclamar o início da refeição. Pede para se sentar na sua cadeirinha e se eu lhe digo para esperar começa a gritar que quer porque quer sentar-se. Sento-a na cadeira e se coloco o prato dela em cima da mesa, pede-me para lho colocar no seu tabuleiro: pá aki. Coloco-o na sua frente, ela pede-me a colhé e só descansa quando tem tudo à sua disposição para poder começar a comer.

Comprei algumas colheres anatómicas e ensinei-a a comer à bébé, agarrando a colher pelo meio e com a mão toda; e ela até se desenrascava bem a levar a colher à boca, a dificuldade residia no encher a colher.
Esta semana, tomou ela própria a iniciativa de pegar na colher como nós: na pontinha e com apenas 3 dedinhos. Quando a vi pegar assim, disse que ela não iria conseguir comer, que não seguraria bem a colher. Mas, o facto é que assim come muito melhor. Consegue encher a colher e praticamente não deixa cair a comida quando a mete na boca. Fiquei boquiaberta!
Ainda ontem comeu um prato de puré de batata com bife de vaca, alface e tomate praticamente sem ajuda.

Como ela já come praticamente sempre da nossa comida, tínhamos de comer ao mesmo tempo e eu não conseguia ir comendo ao mesmo tempo que ela, pois ela não fazia intervalos; era encher a colher e colocar-lha na boca, até ficar satisfeita. Só quando ela começava a ficar farta é que eu começava a comer e já estava tudo gelado.
Mais uma fase quase ultrapassada: a das refeições frias.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Post perfumado...ou talvez não!

Atenção: Post interdito para quem esteja na hora do almoço ou do lanche!

O bacio da Leonor encontra-se não na casa-de-banho como é recomendado, mas no quarto, junto ao cortinado, porque é atrás dele que ela gosta de se esconder quando faz có-có e pode ser que assim se lembre a sentar lá.

Sempre que noto que ela quer fazer, recordo-lhe que tem de se sentar no bacio, mas não insisto muito porque sei que ela detesta que andemos atrás dela, quer é ficar sózinha para estar mais à vontade...e vai esconder-se.

Ontem, eu e o pai estávamos no computador e o avô, meu pai, telefona-nos. Quando desligamos, ela pede o telemóvel ao pai, abre-o e começa a falar com o avô (mas com o tlm desligado). Repete: xim, xim e, enquanto isso, senta-se no dito bacio e fica lá um minuto ou dois. Quando se levanta, vai ter comigo e constato o perfume que ela emana.
A Leonor, pela primeira vez, fez có-có sentada no bacio...mas vestidinha!
Aplaudimos, dissemos que assim é que tinha de fazer sempre, que ela já era uma menina grande...tentámos incentivar ao máximo. Pode ser que se habitue e comece a utilizar o bacio. Se tal se repetir mais uma ou duas vezes, experimento a tirar a fralda e entretanto tenho de comprar outro para ela ter na casa da tia.

Aos poucos vai...não podemos é andar a insistir. Ontem não estávamos a ligar nenhuma e ela sentiu-se à vontade para o fazer.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Almofada


Hoje gostaria de saber que uso dão, ou não, os vossos filhos à almofada. Não tenho lido nada sobre o assunto e não sei o que é aconselhado para esta idade.

Antes da Leonor nascer, comprei uma almofada da Chicco para recém-nascidos, aquela com buraquinhos tipo queijo ratado.
Nunca a cheguei a utilizar, não julguei necessário.
Agora, ainda é essa mesma almofada que continua na sua caminha...mas continua a não ser utilizada. Já a tenho deitado sobre ela, mas ela volta-se na cama e acaba por sair de cima dela; e constato que ela não precisa dela. Penso que uma mais alta também ainda não é adequado.
Ultimamente, a almofada tem servido como companhia para adormecer. Abraça-se a ela com os dois braços e enrosca-se para adormecer. Mas acabo por lha retirar porque receio que a mesma a possa sufocar.

Os vossos filhos também dormem sem almofada? Ou não prescindem dela? E que tipo de almofada têm?
Obrigada, desde já, pelos vossos comentários.




P.S. Ontem esqueci-me de referir uma coisa muito importante no post.
Quando vamos de carro e a Leonor começa a ficar rabugenta por causa do sono ou por estar saturada da viagem, é muito difícil mantê-la bem-disposta. Bem posso cantar ou mostrar-lhe brinquedos: só me pede colo.
Pois bem, só há uma coisa que a sossega, é instantâneo: a música Sou Benfica!
É mesmo verdade, acalma logo e até começa a cantar. No domingo, quando fomos às urgências, dei-lhe logo uma colher de xarope no carro. Mas ela recusava-se a tomar. O pai colocou o cd do Benfica e, automaticamente, a Leonor abre a boca e aceita o xarope. Agora digam lá se já não é uma autêntica adepta?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Longe de mim


vir para aqui iniciar uma "guerra".


Venho apenas apontar a última oferta dos avós maternos:


o equipamento oficial do Benfica!


Pegou na t-shirt e reconheceu logo o símbolo do glorioso!!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O nome

Nos últimos dias a Leonor apercebeu-se que não estava a pronunciar correctamente o seu nome e agora passa o tempo a dizer que não é gô-gô, mas sim Nhi-nhô ou nhô-nhô.
Aos poucos chega lá...também quem manda arranjar um nome complicado para a rapariga?

Por falar em nomes complicados, também já vai praticando o meu e já anda atrás de mim a dizer: maiéne, anda cá!

Como estamos de saúde

Na quinta-feira fomos à consulta de oftalmologia e recebemos a feliz notícia que o olhinho da Leonor, o que tinha sido desobstruído em Outubro, está bom. Não estávamos à espera pois há dias atrás tinha começado a deitar lágrimas novamente, mas tal deveu-se à antecipação da constipação. Aliás, constipada como ela estava nesse dia, a médica disse que ela até poderia ter remela que era comum; se nem tinha é porque está mesmo bem. Foi tão bom ouvir estas palavras!



A constipação que tinha iniciado na quarta-feira, com direito a muita tosse e uns picos de febre, tem vindo sempre a piorar e ontem tivémos de ir mesmo às urgências. Nunca tinha tido tosse como agora, com muita expectoração e nunca tinha tomado nada para a tosse, por isso não sabia o que lhe dar. O dr. disse que não estava muito obstruída, mas receitou-lhe dois xaropes e, caso não melhore, voltamos lá quarta-feira para receitar antibiótico. Por agora, não achou necessário recorrer a medicação mais forte.

Eu também ando aqui com uns picos na garganta, mas já recorri às minhas amigas pastilhas...

Que bom que foi ver o sol estes dias; espero que tenha vindo para ficar!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Parabéns Papá


Pai, hoje tirei a palavra à mãe. Quero ser eu a desejar-te os Parabéns!

Estás a entrar nos "entas" mas continuas a ser uma criança, uma criança com responsabilidades, e espero que continues assim durante muitos e muitos anos.

Adoras brincar comigo e eu contigo!

A mãe às vezes até tem de pedir para pararmos pois vais-te meter comigo quando ela está a mudar-me a fralda ou a vestir e dificultas bastante a tarefa.


Constróis casinhas em Lego e eu derrubo;

brincas com as minhas bonecas (aposto que nunca o tinhas feito antes);

mostras-me os livros e contas-me as histórias à tua maneira e se as imagens têm bonecos do sexo masculino eu digo logo que és tu;

mostras-me as fotos no computador,...

Durante a semana, espero sempre pela hora do almoço e pergunto por ti se te demoras;

ao fim-de-semana largo tudo quando me convidas para ir passear contigo ou comprar pão e vou a correr buscar o casaco, o gorro e pôr o protector; depois faço um adeus muito feliz à mãe que aproveita a nossa ausência para pôr alguma ordem no caos lá de casa;

quando acordo e não te vejo deitado pergunto logo por ti e respondo que foste "nhii" (ganhar dinheirinho), ao mesmo tempo que faço o gesto com os dedos;

e quando sais após as refeições já sei que vais beber "afé".

Agora andas um chantagista de primeira: quando eu te peço uma coisa pedes-me sempre um beijinho em troca. A mãe bem te avisa que eu me começo a vingar qualquer dia...não perdes pela demora!

Apesar de ser a mãe a tratar maioritariamente de mim, já me deste banho sózinho, mudaste fraldas, vestiste, deste-me o leitinho, a papinha e agora até como melhor quando tu me dás as refeições...e és tu quem mais me incentiva a usar a colher...a mãe entra em parafuso quando vê bagos de arroz a saltar e as minhas mãos gordurosas a passar pela cabeça e cabelo. E tu defendes-me: faz parte!

Preocupas-te sempre comigo mal me ouves tossir e queres correr logo para o pediatra e a mãe é que tem de te sossegar. Imagino se eu fosse daqueles bébés que andam sempre doentinhos...

Nos momentos críticos por que passámos enervaste-te mais do que ela e nem quero pensar no número de cigarros que fumaste...

Já sei o teu nome e já te chamo Pá Jjjzzzé (pai Zé). Agora repito-o muitas vezes porque sei que adoras ouvi-lo, ficas radiante.

Tenho uma prendinha para ti e vou dar-ta logo à noite acompanhada de muitos beijinhos. Nem sei o que é, deixei isso ao critério da mãe...espero que gostes! E vou ajudar-te a apagar as velinhas do bolo, que aposto que vai ser delicioso. Huuum!

Muitos Parabéns para ti, Pá Jjjzzzé! Tenho a certeza que vamos ser sempre grandes amigos e que serás sempre, juntamente com a mamã, o meu porto seguro e o meu exemplo para a vida.

Amo-te muito, papá!
Beijinhos,

Gô-gô.

P.S. Pai, pelo menos hoje, podias escrever um comentário...



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Explosão de vocabulário

A Leonor está uma tagarela!

Não, ainda não se deu o tal "click" na linguagem característico dos 2 anos em que as crianças começam a falar relativamente bem de um momento para o outro.
Mas as palavras novas jão são tantas! Já não consigo actualizar o seu dicionário, dado que ela já diz TUDO o que ouve; a maioria das palavras fica pela metade, mas algumas já saem inteirinhas e muito bem pronunciadas. Este fim-de-semana disse MEIA muito bem...e lá levou logo uns beijinhos como prémio.
Até a televisão serve de professora. Fica muito atenta a olhar para ela e a ouvir o que dizem e repete as últimas palavras de cada frase.
E as minhas canções infantis têm eco: quando ela está deitada e eu canto debruçada na cama para a adormecer e ela começa a pronunciar as últimas palavras de cada verso ou frase, já sei que não demora a adormecer...
Por vezes, também anda pela casa a emitir longor monólogos, os quais nem todos são perceptíveis...nem mesmo pela própria.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Espero que este seja um teste fiável!

Resultado: 17 pontos

Eu sou o que se pode chamar de mãe(pai) ajustado(a) com a realidade atual.

Descubra se Você É Um(a) Pai(Mãe) Ajustado(a).

Oferecimento: InterNey.Net

O fim-de-semana


foi passado em família e deu para descansar e para nos divertirmos. E a Leonor, apesar de não conhecer muitos dos familiares, andou sempre muito bem disposta e adorou conhecer os primos.

E cá estamos para mais uma semana que se avizinha cansativa, tendo pelo meio uma viagem a Lisboa...mas também um Parabéns a você!...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Medo do chuveiro


A Leonor adora o banho, mas o chuveiro nem vê-lo!

Aos 9 meses decidi experimentar dar-lhe banho com o chuveiro para ver a sua reacção e o resultado: não teve qualquer reacção, nem ligou. Pensei: Boa, não tem medo do chuveiro como acontece com muitas crianças. Mas continuei a dar-lhe banho sem ele, não achava necessário...talvez tenha feito mal.

Por volta dos 12 meses julguei que já era tempo de recorrer ao chuveiro. Mas mal o liguei o pânico instalou-se. Ela demonstrou ter muito medo da água esguichada e nem com pouca força ela sossegava. Insisti uns dias, até tomei banho com ela, mas nada, o pavor continuava. Achei que não a devia massacrar e desisti.

Mas o cabelo está a crescer consideravelmente e retirar o champô apenas com a ajuda da esponja não é tarefa fácil, sendo que a Leonor detesta água nos olhos e recusa-se veementemente a inclinar a cabeça para trás.

Esta semana comprei um chuveiro infantil, um pato, na loja Casa. Ela achou imensa piada ao brinquedo novo mas quando liguei a água começou logo a chorar e a repetir: (medo). Lá fui brincando com ela e ela lá acalmou mais, não deixando de chorar. Se a água correr com menos força ela até aceita melhor, mas assim também custa a aquecer. Ontem foi o segundo dia de banho com o chuveiro e correu pior que o primeiro dia...


Os vossos filhos também têm medo do chuveiro?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Consulta, vacinas, compras, visita cultural, vestido de Carnaval,...resumo da última semana!

Na semana passada a Gô-gô foi à consulta dos 18 meses com o médico de família. Como sempre, chorou desalmadamente. Despi-a e coloquei-a em cima da balança e o choro começou aí; quando a tirei da balança, para a acalmar, disse-lhe que já estava e ela passou o resto da consulta a repetir já está ao médico enquanto lhe tirava as mãos dele de cima dela com força e a chorar com direito a soluço. Ficam sempre impressionados com o choro dela!...

Já pesa 11.020 kg, aqui fiquei surpreendida com o aumento de meio quilo num mês, e mede 79 cm, aqui também fiquei surpreendida mas pela negativa, julguei que medisse mais, está um pouco abaixo do percentil 50 pela primeira vez, e mede 49 cm de perímetro cefálico. De todas as perguntas que o médico me fez acerca do seu desenvolvimento (foram tantas que muitas já nem recordo), respondi a quase todas: já faz há muito tempo...excepto a duas, mas já estou a tratar disso. Uma era sobre o bacio, se já o usava e eu respondi que o tinha comprado no dia anterior porque ela já diz sempre que tem có-có ou xixi (este último deve dizer depois de fazer). O bacio é muito engraçado, um mini-sofá (comprei na Zippy) e ela gostou dele e anda com ele pela casa...mas não pára lá sentada 5 segundos o que vai dificultar a tarefa. A outra era sobre o desmame do biberão e eu respondi que o leite ainda bebe por ele e a água por um copo com palhinha incorporada. O médico disse que está na altura de passar ao copo normal e ontem já comprei 3 copos de acrílico. Ela já consegue beber muito bem quando lhe damos pelo nosso copo, mas por uma questão prática continuávamos com os copos para bébés. Temos de, aos poucos, deixar os biberões de lado e penso que aqui não vai haver qualquer problema.



No final da consulta ainda levou duas vacinas, incluindo a Prevenar (foi a última dose) e aí redobrou ainda mais o choro. Tinha pensado colocar-lhe um supositório antes de ir para o Centro de Saúde, mas esqueci-me e julgo que não fez falta, não notei qualquer rabujice; à noite, pelo sim pelo não, coloquei-lhe um antes de ir dormir. Vacinas agora só aos 5 anos!

Saímos do consultório e o choro cessou, restando apenas os soluços; minutos depois, no balcão de atendimento, começou a choramingar novamente: viu o médico passar por ela e reconheceu-o!
Saímos do Centro de Saúde e, apesar de estar mais calma, continuava mal-disposta. Mas houve algo que a fez retomar logo a boa disposição!



Tinha pensado que não passaria do fim-de-semana, mas como tínhamos tempo naquela tarde, aproveitei e levei a Leonor à biblioteca municipal pela primeira vez. Já tinha 18 meses e ainda não a conhecia...inadmissível! E a Leonor, tal como previra, simplesmente ADOROU! Folheou livros e gostou particularmente de um que ilustrava um Pai Natal, pintou, escreveu, saltou de almofada em almofada e repetia é bom, observou feliz os cenários infantis e um baloiço improvisado, falou com as funcionárias e fez gracinhas, correu e brincou ao esconde-esconde com a mãe,...e eu deliciei-me com toda a sua felicidade! Fiquei feliz por partilharmos a mesma paixão: bibliofilia. Temos de lá voltar brevemente pois já não tive tempo de fazer a sua inscrição como leitora.



Por último, ontem comprei-lhe o vestidinho de Carnaval.
O ano passado, com apenas 6 meses e duas semanas após a cirurgia ao lábio, ainda com os pontos, mascarou-se de princesa com direito a coroa e tudo. Este ano tinha de ser diferente...mas é surpresa! Ontem à noite experimentei-lhe o vestido e embora ainda tenha recuado ao ver os acessórios, ficou depois toda vaidosa quando lhos coloquei e a mirei ao espelho. Mas antes tive de os experimentar em mim e na Rosita, a sua boneca Nenuco.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Miminhos atrasados

O papá Sonhador presenteou-nos com este miminho!



Obrigada Mamã Sofia pela distinção. Adorámos!




A MarGui e o Sonhador também nos distinguiram com este miminho.




O mesmo consiste em:


1. Exibir a imagem do selo "Olha que Blog maneiro"


2. Postar o link do blog que nos premiou


3. Indicar 10 blogs da nossa preferência


4. Avisar os premiados


5. Publicar as regras


6. Conferir se os blogs indicados (isto é, que nos premiaram) passaram o selo e as regras


7. Enviar uma fotografia nossa ou de um (a) amigo (a) para olhaquemaneiro@gmail.com , juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação; caso os blogs tenham indicado o selo e as regras correctamente dentro de alguns dias você recebera uma caricatura em P&B;


8.Só valerá se todas as regras acima forem seguidas!.


Como a publicação do selo já vem um pouco atrasada, julgo que quase todos já o devem ter recebido e não o vou passar a ninguém em especial, mas a todos os que o quiserem levar.