quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Medo do chuveiro


A Leonor adora o banho, mas o chuveiro nem vê-lo!

Aos 9 meses decidi experimentar dar-lhe banho com o chuveiro para ver a sua reacção e o resultado: não teve qualquer reacção, nem ligou. Pensei: Boa, não tem medo do chuveiro como acontece com muitas crianças. Mas continuei a dar-lhe banho sem ele, não achava necessário...talvez tenha feito mal.

Por volta dos 12 meses julguei que já era tempo de recorrer ao chuveiro. Mas mal o liguei o pânico instalou-se. Ela demonstrou ter muito medo da água esguichada e nem com pouca força ela sossegava. Insisti uns dias, até tomei banho com ela, mas nada, o pavor continuava. Achei que não a devia massacrar e desisti.

Mas o cabelo está a crescer consideravelmente e retirar o champô apenas com a ajuda da esponja não é tarefa fácil, sendo que a Leonor detesta água nos olhos e recusa-se veementemente a inclinar a cabeça para trás.

Esta semana comprei um chuveiro infantil, um pato, na loja Casa. Ela achou imensa piada ao brinquedo novo mas quando liguei a água começou logo a chorar e a repetir: (medo). Lá fui brincando com ela e ela lá acalmou mais, não deixando de chorar. Se a água correr com menos força ela até aceita melhor, mas assim também custa a aquecer. Ontem foi o segundo dia de banho com o chuveiro e correu pior que o primeiro dia...


Os vossos filhos também têm medo do chuveiro?

18 comentários:

Muchi disse...

Coitadinha! :)
A Carolna toma banho de chuveiro desde que se aguenta em pé. Desde esssa altura optmamos por utilizar o chuveiro para lhe tirar a espuma depois de tomar banho de banheira cheia.
Facilmente se habituou e nunca teve medo. Mas agora anda numa fase em que não quer tomar banho!!! Tem de levar o Nenuco para lhe dar banho ao mesmo tempo...

Tens de lhe mostrar como é giro e divertido o chuveiro e fazê-la bricar com ele, antes de entrar para a banheira. Pode ser que vá perdendo o medo.

Bjinhos
M João

SONHADOR disse...

A minha adora o chuveiro.

vai tentando...
com o tempo, ela acabará por gostar.

beijos.

Mamã e bebé disse...

Olá Mamã! Eu não sou boa ajuda porque a Leonor ainda não toma banhoca de chuveiro...Mas experimenta fazer como a mamã M João disse...leva para a banheira brinquedos, pode ser que distraida ela tome a banhoca sem problemas.
Beijinhos

Mamã e bebé disse...

Olá Mamã! Eu não sou boa ajuda porque a Leonor ainda não toma banhoca de chuveiro...Mas experimenta fazer como a mamã M João disse...leva para a banheira brinquedos, pode ser que distraida ela tome a banhoca sem problemas.
Beijinhos

Unknown disse...

Por acaso o gonkas tb tinha 1 pouco de medo do xuveiro xegava mm a xorar a soluçar....eis que a minha solução passou por comprar 1 adaptador em forma de sapo e voilá o medo inicial deu lugar ao gosto.

Verás que a Leonor se irá adaptar tens k dar é tempo.

jokitas

MJ disse...

Olá
Vais ver que isso passa, ela depois habitua-se, é sempre assim, põe a correr menos água e dá para a mão dela o chuveiro. Com o meu filho resultou, e é até hoje faz 8 anos em Março.
Na cabeça tenta fazer como nos fazem no cabeleireiro para não ir água para a cara.
Espero que resulte.
bjs
MJoão

mãe pimpolha disse...

Coitadinha. Aqui em casa ainda só o utilizei qd o Edu resolver fazer uma enorme cagada na banheira e eu tenho que o arrancar À pressa e passá-lo por água. LOL
Beijocas

Vânia e Mariana disse...

tadinha!!!!!!
é complicado, mas tenta que ela te veja a tomar banho e perceba que não faz mal....

beijinhso,

rita disse...

A minha Leonor tb não gosta muito. Dou-lhe banho na banheira dela e para tirar a espuma utilizo um recipiente plástico q vou enchendo com água limpa. Mas já comecei a usar o chuveiro aos pouquinhos. Vai tentando, na brincadeira.
Bjs

Maria José disse...

A Sofia não gostava do chuveiro mas desde que foi para a piscina começou a gostar, tenta mostrar como é engraçado brincar com a água do chuveiro
bjokas

Unknown disse...

o R. fica muito aflito quando a água lhe cai nos olhos ... acho que todos os miudos passam por esta fase

beijos da carla :)*

Nathália Martins disse...

A Aninha morre de medo do chuveiro :(
Bjs***

Gasparzinha disse...

Vai devagarinho e ela acaba por se habituar. Para a minha filhota é-lhe infdiferente, pois desde os 6 meses q toma duche, uma vez que nas férias de verão tanto no Algarve como no Norte n tinhamos a banheira e era assim que lhe davamos banho.
Beijinhos

Anónimo disse...

O pimpolho tb tem medo, qd está a tomar banho e quero lavar-lhe o cabelo com o chuveiro nunca gosta, tem que ser rapido.
Antigamente ficava em panico, levantava-se, agarrava-se a mim, depois de começar a ir para a piscina onde passa sempre pelo chuveiro melhorou bastante mas continua a não gostar.

Joana disse...

sugestão:da-lhe banho na banheira normalmente, depois passa-lhe o chuveiro com pouca pressão mas com brinquedoas para a distrair
é o que eu faço com o Miguel

Os Nossos Dias... disse...

A Bia até hoje tinha medo do chuveiro...hoje de manhã engasgou-se vomitou....fomos as duas para a banheira...adorou tomar banho de chuveiro comigo...
Vai tentando...
Bjocas grandes

Mãe das Marias disse...

A minha não tem medo do chuveiro, mas ultimamente tb não gosta de água na cabeça... mas como tem pouco cabelo vou conseguindo tirar com a esponja... digo-lhe para olhar para cima e vou tirando a espuma...
Já vi na chicco, um género de anel para por na cabeça que impede que a água lhes vá para a cara... pode ser que resulte!

beijos***

Mamã Su disse...

Olá Mamã! A minha Ervilha tem 25 meses e odeia o chuveiro!!! Quando não quer tirar o champôo da cabeça pergunto-lhe se quer que ligue o chuveiro e de imediato deita-se para trás, tal é o horror! Nunca usei mto o chuveiro por causa das otites dela, com medo que entrasse mta água, agora ela não deixa!!!
Beijinhos