terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Consulta, vacinas, compras, visita cultural, vestido de Carnaval,...resumo da última semana!

Na semana passada a Gô-gô foi à consulta dos 18 meses com o médico de família. Como sempre, chorou desalmadamente. Despi-a e coloquei-a em cima da balança e o choro começou aí; quando a tirei da balança, para a acalmar, disse-lhe que já estava e ela passou o resto da consulta a repetir já está ao médico enquanto lhe tirava as mãos dele de cima dela com força e a chorar com direito a soluço. Ficam sempre impressionados com o choro dela!...

Já pesa 11.020 kg, aqui fiquei surpreendida com o aumento de meio quilo num mês, e mede 79 cm, aqui também fiquei surpreendida mas pela negativa, julguei que medisse mais, está um pouco abaixo do percentil 50 pela primeira vez, e mede 49 cm de perímetro cefálico. De todas as perguntas que o médico me fez acerca do seu desenvolvimento (foram tantas que muitas já nem recordo), respondi a quase todas: já faz há muito tempo...excepto a duas, mas já estou a tratar disso. Uma era sobre o bacio, se já o usava e eu respondi que o tinha comprado no dia anterior porque ela já diz sempre que tem có-có ou xixi (este último deve dizer depois de fazer). O bacio é muito engraçado, um mini-sofá (comprei na Zippy) e ela gostou dele e anda com ele pela casa...mas não pára lá sentada 5 segundos o que vai dificultar a tarefa. A outra era sobre o desmame do biberão e eu respondi que o leite ainda bebe por ele e a água por um copo com palhinha incorporada. O médico disse que está na altura de passar ao copo normal e ontem já comprei 3 copos de acrílico. Ela já consegue beber muito bem quando lhe damos pelo nosso copo, mas por uma questão prática continuávamos com os copos para bébés. Temos de, aos poucos, deixar os biberões de lado e penso que aqui não vai haver qualquer problema.



No final da consulta ainda levou duas vacinas, incluindo a Prevenar (foi a última dose) e aí redobrou ainda mais o choro. Tinha pensado colocar-lhe um supositório antes de ir para o Centro de Saúde, mas esqueci-me e julgo que não fez falta, não notei qualquer rabujice; à noite, pelo sim pelo não, coloquei-lhe um antes de ir dormir. Vacinas agora só aos 5 anos!

Saímos do consultório e o choro cessou, restando apenas os soluços; minutos depois, no balcão de atendimento, começou a choramingar novamente: viu o médico passar por ela e reconheceu-o!
Saímos do Centro de Saúde e, apesar de estar mais calma, continuava mal-disposta. Mas houve algo que a fez retomar logo a boa disposição!



Tinha pensado que não passaria do fim-de-semana, mas como tínhamos tempo naquela tarde, aproveitei e levei a Leonor à biblioteca municipal pela primeira vez. Já tinha 18 meses e ainda não a conhecia...inadmissível! E a Leonor, tal como previra, simplesmente ADOROU! Folheou livros e gostou particularmente de um que ilustrava um Pai Natal, pintou, escreveu, saltou de almofada em almofada e repetia é bom, observou feliz os cenários infantis e um baloiço improvisado, falou com as funcionárias e fez gracinhas, correu e brincou ao esconde-esconde com a mãe,...e eu deliciei-me com toda a sua felicidade! Fiquei feliz por partilharmos a mesma paixão: bibliofilia. Temos de lá voltar brevemente pois já não tive tempo de fazer a sua inscrição como leitora.



Por último, ontem comprei-lhe o vestidinho de Carnaval.
O ano passado, com apenas 6 meses e duas semanas após a cirurgia ao lábio, ainda com os pontos, mascarou-se de princesa com direito a coroa e tudo. Este ano tinha de ser diferente...mas é surpresa! Ontem à noite experimentei-lhe o vestido e embora ainda tenha recuado ao ver os acessórios, ficou depois toda vaidosa quando lhos coloquei e a mirei ao espelho. Mas antes tive de os experimentar em mim e na Rosita, a sua boneca Nenuco.

10 comentários:

Mamã Pirata disse...

Está mto elegante a nossa Princesa:))
Agora picas só aos 5 aninhos e até lá vamos nos deliciando cm as surpresas boas que eles nos fazem.

Bjs gds p voces e boas leituras.

...do fato ficamos curiosos.

Os Nossos Dias... disse...

Está linda...linda...
Cá por casa tb temos esse bacio...lol...só serve para lá por as bonecas...lol
Bjocas Grandes

mãe pimpolha disse...

A Leonor está muito elegante.
Beijocas

SONHADOR disse...

ela não gostou nada do médico, então...
mas se ela está bem, é o que interessa.

beijos.

Nathália Martins disse...

Que bom....
Então vai tudo bem, né????
Vai gostar de livros...
Bjs***

Vânia e Mariana disse...

Ainda bem que esta tudo bem!!! :)

Estou ansiosa por ver o fato de carnaaval.

beijinhos,

Mamã e bebé disse...

Olá Mamã!! Agora podem respirar UFAAAA só aos 5 anos famtástico!!
A minha agora leva a Prevenar aos 15 meses...a tua princesa levou aos 18?
Fico ansiosa á espera de ver a foto do vestidito de Carnaval !!
Beijinhos

Estrela Cadente disse...

Está tudo a correr bem. Pois há crianças que não gostam nada de ir ao médico. Ao ler, fez-me lembrar o meu filho mais velho, que chorava ao morto, que eu até ficava envergonhada.
Pois é, o carnaval está aí, eu adoro ver os putos mascarados!!Depois quero ver fotos! :D
Beijinho

Mãe das Marias disse...

Que linda que ela está! A enfermeira tb nos disse para comprarmos um bacio, para que ela se fosse habituando...
E tb já temos o disfarce para o Carnaval ;)

beijos***

Anónimo disse...

As consultas são sempre um martirio, o choro deles é mesmo desesperante.
Tb já comecei a por o meu no bacio mas ele ainda não está muito preparada para lá fazer, mas vamos pondo por brincadeira.
Agora estranhei isso dos biberões, durante o dia eu dou agua ao pimpolho por copo mas à noite é biberão, pensei que so lá para os 3 anos é que deixassem de mamar, não é cedo?
beijocas