segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1 de Dezembro

Há 2 anos atrás descobria que estavas a caminho.

Estava com um pequeno atraso de 4 dias, mas para mim 4 dias era muito tempo. Tinha pensado deixar passar o fim-de-semana de 3 dias (1 de Dezembro foi à 6ª feira) e só comprar o teste de gravidez na 2ª feira. Mas não resisti e na 5ª feira comprei-o. No dia seguinte o pai teve de sair cedo de casa, por volta das 7.30h, e eu esperei que ele saísse para me levantar e fazer o teste. Não lhe tinha dito nada, não queria dar azo a falsas esperanças, mas ele depois confessou-me que já estava à espera...Não andávamos a planear ter um filho naquele momento. Não que não o quiséssemos, mas não sabíamos se seria o momento certo. Mas também não andávamos a precaver-nos...
Até ao momento de fazer o teste não sabia o que pensar; não sabia se queria ter um filho naquela altura; mas nos minutos que antecederam a resposta afirmativa do teste, desejei muito que desse positivo...se tivesse dado negativo teria ficado muito muito triste!..
Passei o resto do dia com o pai mas não tive oportunidade de lhe contar ao longo do dia. Tive de me conter e esperar até à noite quando, finalmente, conseguimos estar sózinhos. Ele ficou muito contente e resolvemos contar à família só depois de fazer um teste no Centro de Saúde...dali a 4 dias!


Há 1 ano atrás passámos um dia bastante complicado!
Tu já mamavas com mais força e como só o fazias num lado, o mamilo começou a gretar. Nos últimos dias eu já gritava e encolhia-me toda sempre que mamavas.
Neste dia, sábado de manhã, pedi à avó para vir cá para casa ficar contigo e saí a correr para ir comprar tetinas antes que acordasses. Ia experimentar dar-te leite meu que tinha congelado; as dores da última mamada tinham sido tão fortes que eu sabia que se mamasses mais uma vez não chupavas leite, mas sim sangue.
Mas tu só tinhas bebido leitinho por um biberão nos primeiros minutos de vida e já não te recordavas como é que se bebia por um. Não conseguias chupar pelo biberão e eu não sabia se era por não conseguires sugar devido à fenda labial, se as tetinas não eram as mais apropriadas ou se era apenas falta de hábito. Experimentei outras tetinas, dei-te leite pelo biberão sem a tetina (tipo copo) e foi como tu ainda conseguiste beber alguma coisa. Mas entretanto o pouco leite que tinha congelado acabou-se (não que o tivesses bebido, mas ficou ensopado nos teus babetes), e tive de ir ao supermercado comprar leite artificial (Aptamil). Mas continuavas a chorar e a não beber nada. Às dúvidas anteriores juntava-se outra: será que ela não gosta deste leite?...Mas após várias tentativas, ao final da tarde, conseguiste beber uns 50 ml de leite pelo biberão e ficaste logo muito mais satisfeita. Tanto que começaste a preferir o biberão à mama (no dia seguinte já mamaste novamente: intercalavas a mama com o biberão.)...E ainda hoje fazes uma festa sempre que vês o thi-thi (leitinho).

10 comentários:

Estrela Cadente disse...

É tão bom recordar estes momentos...mesmo os mais dolorosos, agora que já passou, até pudemos sorrir...
beijinhos

Vânia e Mariana disse...

é um dia importante este....:)

jinhos,

Nathália Martins disse...

Como é bom recordar :)
Passamos por tantas situações... Umas ótimas, outras nem tão boas assim, mas nem por isso amamos menos nossas bebês.
Bjs***

Os Nossos Dias... disse...

É tão bom recordar...
Bjocas Grandes

Anónimo disse...

É tão bom recordar...
É um dia importante este!
Beijinhos

Unknown disse...

são momentos dos quais n nos eskecemos :))


jokitas

Joana disse...

Que fofo!mesmo giro...até me arrepiei!eu descobri que estava gravida do Miguel no dia 24 de dezembro, na véspera de Natal.

beijocas

Anónimo disse...

Uma data importante a do dia de hoje, uma prenda de natal inesquecivel :)

os meus peitos tb gretaram e sangraram, tinha que usar sempre bicos de silicone, e mesmo assim custava. Mas foi bom ela gostar do aptamil, muitos bebes não gostam do biberão qd estão habituados à maminha.
beijocas

mãe pimpolha disse...

Parabéns por esta data, a data em que descobriste que ias ser mãe.
Beijocas!

Mafalda disse...

Datas e momentos que ficam na nossa memória para sempre e é sempre bom recordá-los :)
Beijinhos felizes