quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Humilhação

é o que a Leonor parece sentir ultimamente sempre que nos vê rir!

Já há algum tempo que ela demonstrava que não gostava nada que nos ríssemos dela: começava a fazer beicinho e chorava. Mas agora nem pode sonhar que nos vamos rir.
Antes isto só acontecia quando o pai soltava uma gargalhada repentina. Agora chora sempre que vê alguém a rir, incluindo eu, mesmo que não seja dela ou para ela.
Mas não chora por susto ou por estar zangada; nota-se mesmo que se sente humilhada, pensa que estamos a gozar com ela e não gosta. Abraça-se a mim com muita força a chorar e até se esconde se estivermos perante outras pessoas. Ontem estava a ver aquele programa da Sic, o Tá a Gravar, e soltei umas gargalhadas até pequenas; pois ela começou logo a chorar muito ofendida. Até os vizinhos que ela tão bem conhece já nem podem sorrir para ela que começa o berreiro. No outro dia o avô riu-se e como eu não estava ela foi esconder-se e começou a chorar sózinha; o pai apareceu entretanto e ela correu a abraçá-lo e redobrou o choro.
Não sei o porquê desta reacção! Será uma fase normal? Os vossos filhos também passaram por isto? É que não notei que tivéssemos feito algo para isto acontecer, nunca gozámos com ela. É normal acharmos piada aos seus gestos, novas palavras, desenvolvimentos e rimos; e ela muitas vezes ri-se connosco e até gosta de dar gargalhadas...mas estes últimos dias nem pode ver um sorriso amarelo que pensa logo que estamos a gozar com ela!

16 comentários:

Anónimo disse...

O meu pimpolho tem esse tipo de reacção mas não é bem igual acho eu, ou se calhar é o mesmo. Sempre que eu grito, riu alto ou tenho uma reacção barulhenta, por exemplo se o papá me faz cocegas ele fica muito assustado e vem se agarrar a mim, mas só faz isto comigo, tenho que estar sempre sorridente e calma para ele :)
beijocas

disse...

que peninha me fez agora a leonor,porque sera que ela reage assim?sinceramente nao sei,sera falta de confiança nela?nunca ouvi falar.a matilde so chora se o papa reagir mais alto do que costume quando lhe diz nao.ochala vai passar num instante porque é bom sorrir e rir às gargalhadas com os papas.tentem conversar com ela,explicar lhe bem que nao é mal rir,ela compreenderà.beijinhos grandes e um optimo ano novo.

pirralhamummy disse...

Para mim é uma de 3... ou não gosta do barulho (não me parece pk se basta sorrir...), ou então já alguém se riu para ela de maneira que ela não gostou... ou ainda associa esse barulho / gestos com alguma coisa que viu por exemplo na Tv...
Mas deve ser só uma fase... tens de ter paciência...
Bjcas

mãe pimpolha disse...

Olha para ela. O meu ainda não chegou a essa fase, mas lá há-de chegar.
Beijocas!

Mamã Pirata disse...

ÒH!
Que pensará ela? pq chora se vcs riem?

Por acaso o Pirata nunca fez isso ,pelo contrario se está a chorar e nós rimos ele começa a rir tambem.

...Espero que consigas contornar isso ,tadinha.
Bjs p Ela.

Anónimo disse...

Oooh, tadita...a Joana, por ora, ainda não teve essa reacção. Pessoalmente, ela deve ter presenciado algures uma situação que a envolveu directamente e que deixou essa "pegada" na tua filhota...
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Os Nossos Dias... disse...

Que engraçado... que não tem graça...lol
Bjocas Grandes

rita disse...

Oh que chatice. Isso é complicado, ainda mais porque mesmo q vocês tentem, ela há-de fazer sempre uma gracinha q vocês naturalmente vão achar piada e rir. Ou memso sem ser por causa dela, há sempre qualquer coisa q nos faz rir, não é? Sinceramente não sei...deve ser uma fase. Aos pouquinhos tentem q ela perceba q estão a rir de outra coisa, do género, mostras-lhe uma boneca ou assim e diz "olha q vestido tão lindo" mas a rir e a olhar p a boneca, para ela perceber q estás a rir da boneca e não dela...Ai, ai... é mesmo aborrecido...Olha a minha é o contrário, á vezes os adultos estão a falar de alguma coisa e riem e ela até força uma gargalhada para chamar a atenção...enfim. São fases, vais ver q passa.
Bjs grandes.

Mafalda disse...

Coitadinha :)
Beijinhos felizes

SONHADOR disse...

Tadita.
A minha, por enquanto, não faz isso.

Será só uma fase?
Espera-se bem que sim.

Beijos.

Nathália Martins disse...

Oh!!!! :(
Espero que seja só uma fase...
Bjs***

Mae Princesa disse...

Que engraçado...Os meus nunca passaram por isso! São uns desavergonhados!!!Mas isso deve ser só uma fase passageira! Olha se quiseres espreitar aquele blog é beriquerserfeliz.blogspot.com
Beijos!

Tete disse...

Oi Obrigado pelo comentário no meu blog!!
Quanto ao teu bébé, ele frequenta algum enfantário, ama ?
Fala com o pediatra, não é nada de grave mas deixa-nos constrangidos né? Não podermos rir para o nosso bébé porque ele se assusta!
O pediatra logo lhes indica como reagir nessas ocasiões porque é um esforço muito grande para nós pais não soltarmos umas gargalhadas e alegria para os nossos mais que tudo das nossas vidas.

Beijokas
Tete

Joana disse...

é engraçado....coitadinha assusta-se!

Mãe das Marias disse...

Oh coitadinha da Leonor... :(
Nunca tinha ouvido falar neste tipo de reacção nesta idade... tTalvez tenha visto nuns desenhos animados ou filme... sabes que as crianças apanham tudo com muita facilidade!
Oxalá desapareça da mesma maneira que apareceu...

Beijos***

Anónimo disse...

gostava de te deixar uma sugestão: vê um pouco de situações cómica na TV, descreve a situação e ri, de forma a que ela perceba. Podes inclusivamente verbalizar" que coisa engraçada" ou " que giro" ou ainda " gosto!" de forma a que ela posso voltar a associar o riso a algo bom.
Como posso saber o teu mail para te escrever? Costumo vir ao teu blog assim como ao da Tiz pq as nossas pequenas são muito semelhantes.

Vera + Maria