sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dedos na boca


Sempre tem sido uma grande preferência da Leonor e está difícil de o deixar de fazer.
Quando está distraída a ver televisão, mas especialmente quando está envergonhada perante outras pessoas, enfia os dedos na boca e por nada quer tirá-los. E se antes colocava só um ou dois dedos, agora coloca 8...4 dedos de cada mão ao mesmo tempo.
Por vezes até se lembra e é ela própria que nos diz que não se mete os dedos na boca, que depois fica com uma boca grande...mas na maioria das vezes somos nós a dizer-lhe isso mas ela não cumpre...outras vezes tentamos em vão tirar-lhe as mãos da boca mas ela resiste e não conseguimos.
Parece que é o seu refúgio, o que a tranquiliza...
E se antes eu já não gostava da ideia porque por vezes podia ter as mãos sujas, além de ficar toda babada, agora ainda gosto menos. Com o vírus da gripe A a circular por aí, torna-se muito perigoso andar sempre com as mãos na boca, principalmente quando se anda na rua, quando vamos ao parque infantil, a restaurantes, lojas,...
Os vossos filhos também têm este hábito?
(foto retirada da net)

15 comentários:

Joana disse...

o Miguel já só usa a chupeta de noite, por isso de dia mete a mão à boca muitas vezes. sempre que ele põe nós olhamos para ele fixamente e ele agora já percebe, pois tira logo. não te preocupes que isso com o tempo passa. o Zé Pedro passa a vida com a chupeta enfiada na boca e se nao é a chupeta ou é a babete, ou um brinquedo...

Nathália Martins disse...

A Ana quando está com vergonha coloca logo um dedinho na boca.
Acho que o jeito é ir chamando a atenção. Quem sabe um dia não nos obedecem??? :)
Bjs***

Anónimo disse...

Como sabes o meu pimpolho chucha no dedo, por isso não tem esse habito. Se calhar como a leonor não chucha no dedo nem na chucha arranjou essa forma para se entreter e acalmar. Já tenho visto noutros meninos.
beijocas

Catarina disse...

O meu nunca pos a mão ou dedos na boca. Usava muito a chucha, e agora que já não tem chucha, chora muito, mas não põe os dedos na boca. Deve ser uma forma de se tranquilizar. Pode ser que passa com a idade :)

Mafalda disse...

A Constança não mete muito a mão na boca, não tem esse hábito e já só usa a chucha para dormir.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá querida mamã, por acaso a Joana ainda não chegou a essa fase...não será isso mesmo, uma fase?
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

SONHADOR disse...

A Princesa, quando não tem a chupeta, gosta de estar com um dedo, e só um dedo, na boca.
Como na imagem que colocaste.

Beijos.

Mãe das Marias disse...

A Tiz não põe muito as mãos na boca, pq tem a amiga chucha a ocupar esse espaço... Ela põe as mãos é na minha boca, tem a mania de me mexer no lábios para adormecer, em tb queria mto tirar-lhe este hábito, pq é um meio mto fácil de transmitir doenças, mas não está nada fácil!

Beijos***

Maria José disse...

Uí se tem a Sofia é como a tua filha exactamente o mesmo
bjokas

Mamã e bebé disse...

Olá querida mamã
Deixa lá... eu acho que preferia que a Leonor metesse o dedo na boca no que os dedos no nariz como ela fazia LOLOL. E agora é no umbigo... lololol, lá achou aquele buraquinho engraçado ;-)
Vais ver que a tua princesa de um dia para o outro deixa esse hábito!´Beijocassssssssss

Ana Raquel disse...

Olá,
O Antonio anda sempre de mão na boca, até pa comer... Dou lhe uma colherada e logo a seguir enfia um dedito na boca!
Bjocas

mãe pimpolha disse...

O edu faz o mesmo, mas é por causa dos malditos dentes que estão a nascer.
Beijocas

Rute Santos disse...

O meu piolho tem esse hábito mas ele anda na fase dos dentinhos! Não será os dentes ou as gengivas? às vezes pode ser comichão nas gengivas e sem querer ele coloque as mãos na boca!
Pode ser que seja só uma fase dela, e que passe rápido:)
Bjcas e boa sorte

Anónimo disse...

Passei aqui para deixar um beijinho
:)

rita disse...

A minha tem e mete-me uns nervos q nem imaginas, ainda mais agora com a porcaria da Gripe A. E de vez em quando lá tenho q por Micostantin pq tem a boca com sapinhos, aftas e assim...pudera, anda na rua ou em lugares públicos, toca nas coisas e depois mete as mãos à boca...não havia de andar com aftas.. Olha, já nem sei o q fazer...já pensei pôr picante nas mãos :)
Bjs