segunda-feira, 9 de julho de 2007

Um pequeno susto!

Na 5ª feira apanhei um pequeno susto; mas, felizmente, não passou disso mesmo!
Já há alguns dias que a tensão arterial se encontrava um pouco elevada, mas nada de preocupante. Nesse dia à tarde medi várias vezes seguidas no centro de saúde e não havia margem para erro: estava mesmo elevada; pouco acima do limite mas algo preocupante pois eu apresentava também proteínas na urina, além dos inchaços nos pés e mãos que sempre me têm acompanhado. Estes sintomas, aliados ao aumento repentino de peso (que não se verifica), podem ser indicadores de pré-eclâmpsia.
Eu já tinha lido algo sobre a eclâmpsia mas não estava ciente da sua gravidade. Apenas a reconheci quando a enfermeira me disse que em certos casos de eclâmpsia tem de se induzir o parto imediatamente. Se até aqui não ligava muito aos conselhos que me davam para descansar, agora vi que tenho mesmo de me deitar mais no meu sofá e descansar bastante.
Como apresentava aqueles sintomas, a enfermeira aconselhou-me a telefonar para o meu obstetra e ele disse que me queria ver logo na manhã do dia seguinte além de me receitar logo medicação para a tensão. 6ª feira lá fui ter com ele ao hospital; depois de fazer análises, medir a tensão repetidas vezes, fazer o meu 1º CTG e uma ecografia, disse-me que estava tudo bem, que provavelmente os comprimidos já tinham começado a fazer efeito. Recomendou-me repouso e controlo diário da tensão arterial.
Felizmente a tensão estabilizou e, se continuar tudo bem, só na próxima 6ª feira é que vou novamente ao hospital pois o dr. R. quer "controlar-me" semanalmente até ao dia do parto.
Espero que a Leonor se aguente mais umas semaninhas, pois ainda só tem 2400 g., logo ainda é um bébé prematuro. A mãe é que tem de se portar bem, não é?

2 comentários:

Unknown disse...

Pois é mamã, é preciso que descanses bastante, nós bem te avisamos mas tu não consegues estar quietinha, aí essa energia...
Todos nós estamos ansiosos por ver a nossa pequena Leonor, mas também temos de ter paciência, pois neste momento ela está no melhor sítio do mundo, que é o aconchego da barriguinha da mãe. Nós temos paciência por isso não te apreces e dar 1 hora pequenina á tua mãe. :)

PM disse...

Tantos dias sem novidades.... será que já nasceu a Leonor???
Beijocas ENORMES