segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O parto - conclusão

Já descrevi como foi o parto e os momentos que o antecederam. Gostaria agora de escrever sobre os dias seguintes, ainda no hospital.

Na manhã seguinte, após "tomar um banho" na cama dado pelas enfermeiras, estas disseram-me que me iam pôr a pé. "JÁ???", foi a minha reacção; não me sentia minimamente com forças para me levantar. Mas é necessário começar a andar o mais cedo possível para activar a circulação. A enfermeira ajudou-me a sentar na cama e depois mandou-me levantar; julguei que já tinha força nas pernas mas, ao tentar apoiar-me na direita, teria ido ao chão se não me tivessem amparado. Sentaram-me numa cadeira e aí fiquei durante 2/3 horas. Assisti ao 1º banho da Leonor dado pela enfermeira; chorou tanto... Mais tarde, pedi ajuda para ir à casa-de-banho e depois da enfermeira ver que estava tudo bem comigo, que já conseguia andar e não estava tonta, tirou-me o soro e disse-me que já estava "livre como um passarinho".
Não era bem asssim, pois os movimentos eram um pouco limitados; por um lado sentias dores, por outro, tinha receio de "abrir" os pontos; deitar-me e levantar-me da cama era uma proeza e as idas à casa-de-banho uma autêntica aventura! Mas nunca pensei que a recuperação fosse tão rápida; aos poucos ia conseguindo movimentar-me mais e não me posso queixar quanto às dores; tive algumas, mas nada insuportáveis.

Resumindo: jamais eu poderia imaginar passar estes dias tão bem! Quem me dera que o meu próximo parto fosse tão fácil como este! Além de não ter sentido as dores do parto e não ter tido grandes dores na recuperação da cesariana, tive a sorte de ficar no quarto com duas mães que já conhecia; foi muito bom, pois sentia-me mais à vontade e os dias custaram menos a passar. Aliás, contrariamente ao que eu julgava, os 4 dias passaram muito depressa: o tempo era dividido entre mamadas, mudas de fralda, as minhas refeições (a comida era óptima), as visitas e as conversas ao telomóvel; dormir, claro está, apenas umas 3 ou 4 horinhas durante a noite.

Gostaria aqui de referir o excelente acompanhamento que tive no hospital e agradecer aos médicos que me fizeram a cesariana (um era o meu obstetra ), a toda a equipa do bloco operatório, às enfermeiras que se mostraram sempre muito prestáveis e simpáticas, à companhia das minhas colegas de quarto, ao papá que esteve sempre comigo a apoiar-me, à minha família e amigos que não podendo estar presente fisicamente, mostraram que estiveram sempre presentes apesar da distância; finalmente, mas em primeiríssimo lugar, gostaria muito de agradecer à minha AMIGA I. que fez questão de estar sempre comigo durante o parto. Foi muito importante saber que estava ali alguém em quem eu sabia poder confiar a 100%; eu e a Leonor nunca vamos conseguir agradecer-te à altura! Obridada por tudo!

Eram os primeiros dias mágicos, aos quais se seguiram e vão seguindo outros carregados de uma magia sempre crescente e que, imaginem, vão sempre deixando saudades!
O milagre da vida é realmente a maior dádiva que podemos receber e só conseguimos retribuí-la através do nosso inesgotável AMOR!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é a nossa Leonor já tem quase 1 mesinho, e eu ainda não tinha tido tempo de cá vir para descrever o quanto estou feliz...
Venho também por este meio felicitar os papás e desejar-lhes tudo de bom com o rebentinho...
Bem beijocas para todos, em especial para a minha "sobrinha".:)