domingo, 12 de agosto de 2007

O parto - parte II

Quando me elevaram para o bloco operatório já devia ser perto das 21.30h. Aqui comecei a sentir as pernas a tremer; sentia-me calma, nada nervosa, mas as pernas não paravam de tremer... O pai despediu-se de mim, disse-me para ter força, e lá fui eu, deitada na cama, para o elevador com o dr R., uma enfermeira e a minha amiga I. que também é enfermeira.
Ao chegar ao bloco operatório, fiquei surpreendida com o seu ambiente inovador; de repente, começo a ver gente à minha volta a ligarem-me tubos e mais tubos; eram todos muito simpáticos, falavam comigo muito divertidos e certificavam-se que eu continuava bem disposta. Perguntaram-me se eu queria assistir ao nascimento da minha filha e eu disse que sim, que queria levar a epidural. Então, sentei-me na maca, com a ajuda dos enfermeiros, e o anestesista veio administrar-me a epidural; contrariamente ao que diziam, não senti qualquer dor, senti apenas uma leve picada e, no mesmo instante as pernas deixaram de tremer e ficaram super quentes! Já não estava a senti-las e, assim, fiquei ainda mais calma; sabia que a partir de agora não iria sentir qualquer dor!

Quando os médicos começaram a "cortar-me" eram aproximadamente 22.00h. Foi tudo muito rápido! Às 22.11h pensei: " se nascer às 22.30h será à mesma hora que eu nasci"; 3 minutos depois, às 22.14h., ouvi a Leonor chorar! "Já?" perguntei. Logo a seguir ela é entregue ao médico e avaliada ali ao meu lado. Eu não podia mexer muito a cabeça, mas lá consegui espreitar e via as suas pernas e braços no ar por detrás do médico. Disseram-me que estava tudo bem, que a fenda labial era só mesmo isso, no lábio, e que não era muito acentuada! Após ser observada pelo médico, a enfermeira pegou nela para levá-la para a sala de partos para nova avaliação, mas antes veio mostrar-ma! Estava toda tapada e eu só lhe vi a cara: era linda! Dei-lhe o primeiro beijinho e leveram-na logo! Segundos depois já eu estava com saudades dela! Soltaram-se umas quantas lágrimas! O enfermeiro olhou para mim com preocupação julgando que eu não me estava a sentir bem, mas depois viu que era só emoção...!

Fiquei na sala mais uns 20 minutos e depois levaram-me para a sala de recobro. Teria de permanecer aqui até sentir as pernas novamente. Estive aqui cerca de uma hora e meia, sempre a olhar para o relógio e a fazer força para mexer as pernas. Entretanto, fiquei a saber que a Leonor estava bem, que não tinha qualquer problema, e que já tinha bebido 25 ml de leite pelo biberão porque estava cheia de fome. Soube que pesava apenas 2360g e fiquei preocupada por ser tão pequenina; mas não havia razões para tal...

Por volta das 00.15h levam-me para o quarto. O pai estava impaciente à minha espera, mas muito feliz! Já tinha conhecido a filha, tinha tirado fotos, filmado, já a tinha pegado ao colo, e eu mal a tinha visto... Mas trouxeram-ma logo que cheguei ao quarto! Puseram-ma ao meu lado, deitada na minha cama. Foi tão bom ter finalmente a minha filha nos braços! O pai teve de sair, as enfermeiras também saíram e eu fiquei a contemplá-la! Escusado será dizer que não dormi nada nessa noite, estive sempre a olhar para ela.

Por volta das 02.30h a Leonor, que estava agora no berço, acordou e começou a chorar! Eu chamei uma enfermeira e ela colocou-a ao meu lado para mamar. Eu estava com receio que ela não pegasse na mama por já ter mamado no biberão, mas ela pegou à primeira! Todos os meus receios desapareceram naquele momento! Acho que nunca esquecerei aquele momento mágico em que ela começou a mamar!

Foi um dia mágico como devem calcular, mas os que se seguiram também foram muito especiais. Brevemente escreverei sobre os dias que passei no hospital e farei os agradecimentos que são bem merecidos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Antes demais...desejo as maiores felicidades aos papás imensamente babados com imensa razão pois a Leonor é muito linda e muita fofinha...felicidades tambem para ela!
Bem...depois de ler atentamente toda a discrição daquelas ultimas horas antes do parto e durante o parto...fiquei a pensar...como será comigo?..llooll..Pois...eu sei que sou muito nova...mas o desejo de vir a ser mama é muito...mas tudo a seu tempo claro...
Plos visto nao custa assim tanto trazer bebes tao lindo como a Leonor ao mundo...
Com certeza que a Leonor sera uma minina muito feliz...eh eh...so com aquela tia/madrinha babada que ela tem!
Beijao as duas..Marlene e Leonor...
Ass.: Ritinha (irmã do Filipe)