sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O parto - parte I

Ora, na 6ª feira, dia 27, depois de 4 horas mal dormidas, eu e o pai levantámo-nos por volta das 6.20 da manhã para podermos estar no hospital logo cedo como o médico tinha pedido. Chegámos por volta das 8.30h e uma enfermeira ligou-me logo ao CTG para ir adiantando as coisas; como a azáfama no hospital era muita esqueceram-se de mim e eu fiquei lá deitada quase duas horas. O resultado era o mesmo de sempre: batimentos normais, contracções zero!

Após o CTG o dr. R. foi fazer-me o toque: continuava com o mesmo cm "forçado" da semana anterior; fez uma ecografia e constatou que a Leonor não tinha aumentado, mas talvez perdido algum peso. Decidiu-se logo: o parto teria de ser induzido!

Fui fazer análises e voltei novamente para a cama para novo CTG. Colocaram-me o soro e eu fiquei contente pois estava cheia de fome (e não podia comer por precaução para uma possível cesariana) e assim pensei que deixaria de sentir fome; engano o meu pois senti sempre apetite até ao dia seguinte quando comi a primeira refeição! Pouco depois, o dr. veio colocar-me um gel para amolecer o colo do útero. E lá passei a tarde ligada ao CTG a ver se o colo amolecia e começava a dilatar, fazendo intervalos a passear pelo corredor para ver se a força da gravidade também ajudava; o pai esteve quase sempre ao pé de mim: olhava impaciente para o registo das contracções para ver se elas começavam a aparecer e depois mandava-me "passear" pelo corredor. Só tive uma grande contracção (pelo menos o registo chegou ao pico do gráfico), mas praticamente indolor; apenas senti a barriga endurecer muito e soube que era uma contracção porque a enfermeira me disse; depois desta tive algumas mais pequenas mas que me provocaram mais dor, se é que se podia chamar "dor".

Por volta das 18 ou 19 horas, os médicos começaram a colocar a hipótese de uma cesariana. Após novo toque, o qual apresentava o tal cm "forçado" de sempre, resolveram-se definitivamente e marcaram a cesariana para as 21 horas. O pai aproveitou para ir jantar e eu lá fiquei mais uma hora ligada ao CTG.

Eu fiquei contente e aliviada com a decisão dos médicos. Assim, já sabia que ia ser mesmo naquele dia. Não cheguei a ficar nervosa como sempre pensei que ficaria quando chegasse a hora H. Durante a última hora que antecedeu a cesariana, estive sempre a ler uma revista e nem pensava nos momentos que se avizinhavam; de repente, despertei e pensei: "mas como é que eu posso estar tão calma se sei que vou submeter-me a uma cesariana e que vou conhecer a minha filha dentro de pouco tempo?" Eu acho que ainda não tinha assimilado que o momento mais esperado dos últimos 9 meses estava a chegar...!
O pai que já tinha decidido ir assistir ao parto, teve de mudar de planos por ser cesariana. Mas eu acho que ele não se importou muito, penso que preferiu assim!

Por volta das 9 horas da noite o pai chegou apressado pensando que já chegaria atrasado; mas eu lá continuava deitada à espera que me levassem para o bloco operatório. Por incrível que possa parecer eu acho que este dia passou muito rápido (aliás, como os restantes), eu nem dava pelo passar do tempo!
Pouco tempo depois, uma enfermeira veio algaliar-me. Julgo que foi a única coisa que me custou; não pela dor, porque não senti nenhuma, mas pelo desconforto que causava!

E pronto! Já estava preparada para a cesariana!

Brevemente continuarei com a descrição; agora está na hora da Leonor mamar!

Sem comentários: