segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Os primeiros dias da Leonor...e da mãe!

Obrigada a todas pelos comentários; quando tiver mais tempo também quero visitar com mais regularidade os vossos blogs e comentá-los!

Eu não me esqueci do post sobre o parto, mas isso tem de ser com calma... Agora vou procurando manter o blog actualizado.

A Leonor porta-se muito bem!
Exceptuando a sua segunda noite, ela deixa-me dormir descansada umas horitas e só acorda quando eu a desperto porque está na hora de mamar. Como ainda é muito pequena, ainda tenho de a acordar, mas daqui a alguns dias já não vai ser preciso... Na segunda noite, ainda no hospital, é que chorou até às 5 horas da manhã. Era ela a cair de sono para um lado e eu para outro, pois havia já 48 horas que eu não dormia nada. Agora já estou a recuperar os sonos perdidos, mas não é fácil descansar tendo de acordar duas vezes durante a noite! Durante o dia já passa mais tempo acordada; ontem eu já queria que ela adormecesse para poder fazer algumas coisas aqui em casa, e ela só queria colo e atenção.

Felizmente a Leonor consegue mamar muito bem. Um dos meus receios (e daí a tensão alta) era que ela, devido à fenda labial, não conseguisse mamar. Mas ela pegou na mama à primeira e agora, o único senão, é que ela gosta mais de um peito do que do outro; eu bem tento com que ela passe a mamar tão bem num como noutro, mas ela tem preferência pelo direito... e agora? A subida do leite deu-se ao quarto dia. Fiquei um pouco aflita, principalmente do peito esquerdo, claro está; mas dois dias depois, graças à enfermeira S. e às conchas da Chicco, já estava tudo controlado.

Pelas avaliações do pediatra no hospital, a Leonor é muito saudável! O teste de Apgar foi de 9-10, reage muito bem, ouve muito bem, está tudo bem! Com 5 dias já pesava 2480 g, ou seja, mais 120 g do que quando nasceu. É um aumento significativo e que revela que não chegou a perder peso nos primeiros dias como é normal nos recém-nascidos (ela também já pesava tão pouco). Na próxima 5ª feira temos consulta no nosso médico de família e vai ser pesada novamente. A escolha do pediatra também já foi feita e a 1ª consulta vai ser dia 14, quando ela tiver 18 dias.

Ontem, ao nono dia, deixou cair o coto umbilical; parece que vai ficar com um umbigo muito bonito...
Desde o segundo dia de vida que tem o olho esquerdo sempre a criar remelas, mas isso é algo muito frequente nos recém-nascidos. Se não passar com o soro fisiológico, o médico receitará umas gotas...!

A mãe também se encontra muito bem e recomenda-se. Já tirei 8 dos 20 agrafos que tinha e hoje, se estiver tudo bem, tiro os restantes. As dores, que não chegaram a ser muitas, já desapareceram e só sinto aquela comichão normal dos pontos a sarar. Por um lado é mau não sentir dor, pois assim é mais fácil esquecer que ainda é muito cedo para andar por aí a fazer esforços...vou tentar ter cuidado, também são só mais uns dias...!

Temos tido algumas visitas, mas também temos tido tempo para descansar, o que nos primeiros tempos é recomendável. Às vezes as visitas nos primeiros dias são um pouco inconvenientes, mas nós temos tido tempo só para nós e já nos recompomos.

Ah, dizem que ela é parecida com o pai e eu concordo!
Ainda não vos disse o que descobri quando a vi pela 1ª vez... então não é que a minha filha é o bébé mais bonito que eu vi até hoje? Porque será...?

Sem comentários: