segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Natal e 17 meses

O nosso Natal foi muito semelhante aos anteriores. Passámos a noite de 24 na casa dos meus pais e almoçámos no dia 25 na casa dos meus sogros: tentamos estar sempre com toda a família alternadamente.
Dia 24 acordámos cedo, fomos fazer algumas compras, almoçámos e adormeci a Leonor. Queria que ela dormisse uma boa sesta para estar bem-disposta à noite mas, como sempre, ela trocou-me as voltas, dormiu menos de uma hora e à noite já ninguém a aguentava com o sono. Por isso, decidimos começar a abrir as prendas às 10.30 da noite. Vesti o fato de Pai Natal à Leonor e fomos a casa dos meus sogros levar e receber as prendas. Ninguém sabia que ela tinha um fato e ficaram muito surpreendidos. Mas nem com o fato ela despertou, estava mesmo ensonada e nem ligou muito aos presentes. Voltámos para casa dos meus pais e, pela primeira vez, começámos a abrir as prendas antes da meia-noite. As primeiras foram as da Leonor: acho que nesse dia bati o record de rasgar papel. A primeira prenda foi o triciclo (ver no post anterior) e aí ela despertou um bocadinho e começou a ajudar o pai a montá-lo. Desenbrulhei tudo à pressa e ela ainda se alegrou com outros brinquedos. Mas o sono era mais forte e fomos para casa. No dia seguinte acordou muito bem-disposta e pediu-me para ir à sala ver a àrvore de Natal como é hábito (estou para ver quando a desmanchar) e ficou maravilhada quando viu um monte de brinquedos espalhados...nem sabia para onde se virar, até dava gargalhadas de felicidade! É tão bom ver os seus olhinhos a brilhar!...
Eu também recebi muitas prendinhas e a maior, que também chegou embrulhada, foi uma máquina de secar roupa. Acabaram-se as cestas de roupa molhada, semi-molhada e semi-seca lá em casa. A minha mãe sabe melhor do que eu do que preciso...O meu marido também me deu um presente de grandes dimensões, um quadro, mas esse já lá está na parede por cima do sofá há algumas semanas. E a minha irmã deu-me um relógio que eu andava a procurar há décadas... Foi mais um Natal alegre, relaxante e de muitos exageros gastronómicos...que o próximo seja tão bom como este!

No sábado a Leonor fez 17 meses. Já está a caminhar a passos largos para o segundo aniversário. Já corre pela casa, repete tudo o que dizemos, entende tudo mas TUDO o que lhe dizemos e já faz tantas coisas novas... Mas hoje, por mais que me esforce, não consigo pensar em mais nada senão nas noites e na questão do adormecer ao colo que continua, cada vez mais, na ordem do dia.
Leonor, tu já tens DEZASSETE meses!
Esta noite, pela primeira vez, o pai teve de sair de casa com ela, de carro, às 2.30 da manhã para a conseguir adormecer. Eu não queria que chegasse a tanto, mas depois de uma noite em que só dormi duas horas, e outra que se adivinhava ainda pior, lá tive de ceder... e resultou!
Penso que a Leonor tem dentes a tentar romper e isso fá-la acordar várias vezes durante a noite. Até aqui, tudo normal. O pior é que só quer estar no colo, comigo e só comigo e eu de pé (sei que já repeti isto aqui várias vezes) e se a deito começa logo a chorar.
Não há costas, braços e, principalmente, cabeça que aguente isto!!! Não gosto particularmente de passas e nunca as como na passagem de ano. Mas este ano estou a pensar consideravelmente em comer passas e repetir sempre o mesmo desejo:
Quero que a Leonor aprenda a adormecer sózinha!
Não é pedir demais, pois não?

14 comentários:

Os Nossos Dias... disse...

Parabéns pelos 17 meses...
E ainda bem que correu tudo bem...
Bjocas Grandes

Maria José disse...

Ainda bem que o Natal correu bem.
Parabéns pelos 17 meses
E amiga eu só quero dormir uma noite inteirinha, estas princesas trocam-nos as voltas todas
bjokas

Mae Princesa disse...

arabéns pelos 17 meses! E quanto ao teu pedido, podes pedir para mim tb? O Doda regrediu e não quer dormir sozinho, tem sido de loucos!

Mamã Pirata disse...

OLá querida !

Vejo que tiveram um Natal bem alegre.Eles deliram cm tanta prenda.
Lá em casa era só gritinhos de felicidade.

O teu Pai Natal foi bem generoso.Agora é ter cuidado cm a factura da luz.EHEHE!

Desejo de um FEliz ANO NOVO.
Dá um big Kiss á Leonor.

...acho bem que faças o pedido "Leonor adormecer sozinha".

Mafalda disse...

Fico contente por saber que o Natal foi bom.
Parabéns pelos 17 meses e desejo que melhores noites se avizinhem.
Beijinhos felizes

Anónimo disse...

Olá mamã, somos duas, eu também não gosto de passas, nunca gostei...!
Mas que Natal em cheio, realmente o melhor desta quadra são as crianças, especialmente aquele brilhozinho nos olhos!
Parabéns pelos 17 meses da tua princesa linda.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

mãe pimpolha disse...

Parabéns pelos 17 meses. Eu tb destesto passas.Beijocas!

Mãe das Marias disse...

Parabéns pelos 17 meses!!! Ela está mesmo linda, uma espertalhona ;)
Experimenta comer as passas e pedir o desejo, pode ser que resulte... curiosamente foi no dia 1 de Janeiro do ano passado que a Tiz começou a adormecer na cama, pode ser que este ano seja a tua ;)

Beijos***

Cláudia e Madalena disse...

a minha´so aprendeu ficandon a chorar sozinha. nos fomos falando mas fora do quarto. No 1º dia chorou umas 3 horas, ela no quarto eu na sala. no dia seguinte 2 horas e ao 3º dia 1 hora. Desde então deito-a as vezes refila mas regra geral fica. Qd ta doente que lhe dou mais colinho antes de deitar, abusa logo e tenta a sua sorte.
Bjokinhas gordas e um ano novo cheio de traquinices
Parabens plos 17 mesinhos!

Mamã e bebé disse...

Ola mamã!!
O meu desejo é parecido...que ela finalmente durma NOITESSSSSSSS seguidas...porque até agora aos 5 meses e meio só de vez em quando é que faz a proeza de dormir 9 horas seguidas...de resto acorda sempre a meio da noite e tem de vir dormir para a nossa cama, o que para nós se torna complicado, a cama já de si é pequena, e nós com medo de a esmagar ou sufocar ficamos super na ponta da cama Lol...mas pronto ela lá dorme...nós é que não hehe.
Beijinhos grandes e boas entradassssss

Anónimo disse...

Que bom que tudo correu bem. E muitos parabéns à leonor pelos 17 mesitos.
Uma boa passagem de ano para vocês e um 2009 com tudo de bom.
beijocas

Gasparzinha disse...

Ainda bem q correu tudo bem.
Parabéns pelos 17 mesinhos.

A minha filhota tb n adormece sozinha mas desde q durma praticamente a noite toda, q é o q acontece, eu nem me importo!
Beijinhos

Anónimo disse...

cá estou eu de novo, estava a ler o blog babygrows e ao ler as tuas palavras e lembrei-me de uma coisa, no forum pink blue li uma vez sobre homeopatia, ja ouvi varias vezes as maes a falarem lá de "medicamentos" homeoptaicos que as ajudaram, le alguns topicos ou pede conselho à Dr Elisa, pode ser que funcione, fica aqui o link: http://foruns.pinkblue.com/yaf_topics51_Homeopatia.aspx
beijocas

Estrela Cadente disse...

Isso é que foi um natal cheio de prendinhas!
Parabéns aos 17 meses!
Essa de sair às tantas da manhã, para a adormecer é que é mesmo o desespero. Entendo bem, por vezes faz-se tudo, para podermos ter a cabeça descansada, por mais que saibamos que as consequências podem ser as piores.
Espero que o teu desejo se realize.
Beijinhos e um bom ano!