segunda-feira, 4 de agosto de 2008

De férias!

Cá estamos nós de férias e com muitas novidades.

A Leonor já começou a adicionar novas palavras ao seu vocabulário depois de uma interrupção marcada pela sua mobilidade. Já diz também:
em é=quem é
pé=pé
pê=peixe
thi=tia

E já percebe muito mais palavras, embora ainda não as diga. Nós ensinamos-lhe o nome de objectos e ela fixa logo. Se lhe perguntarmos mais tarde ela aponta logo para o que lhe perguntamos ou começa a procurar com os olhos.
Já sabe onde está o olho, o nariz, a boca, o pé, mas aponta para nós e não para ela; só aponta para o pé dela porque consegue vê-lo, como não vê o seu rosto aponta para o nosso; mas já estou a ensiná-la a apontar para ela.

Sábado fomos à praia e, mais uma vez, ela adorou. Jogava areia por todo o lado, preferencialmente para cima dela, e só queria ir para dentro de água. Gatinhou muito na areia molhada e quando pôde ir tomar banho começou a andar para dentro de água e não parava mesmo quando as ondas lhe batiam na barriga. Se nós deixássemos ia sempre andando pelo seu próprio pé sem medo algum. Daqui a pouco vamos novamente. Ontem ficámos em casa e ela saturou-se de estar sempre no mesmo sítio. Mesmo saltando de divisão em divisão começou a ficar rabugenta e a birra só lhe passou quando saímos depois do jantar. Aí sim já era a Leonor; mesmo com sono andava radiante, tanto no colo, como no carrinho ou ainda a andar pelo seu próprio pé.

Na semana passada foi pela primeira vez à cabeleireira. Já tinha a franja muito grande e foi mandar cortar. Portou-se muito bem, também foram apenas três ou quatro tesouradas, não deu tempo para ela se zangar. Eu trouxe uma mecha de cabelo para guardar: é o seu primeiro cabelinho.

Sábado dei-lhe, pela primeira vez, leite de vaca: Mimosa meio gordo, que é o que bebemos, e ela bebeu como se sempre o tivesse bebido. Eu já sabia que ela não iria estranhar, tem gostado sempre de tudo o que lhe damos, apenas não lhe dei antes por medo que lhe fizesse mal. Mas ela já tolera muito bem: bebeu 200 ml, pediu mais, dei-lhe mais 100 e ela ainda queria mais; mas não lhe dei pois era a primeira vez que bebia. Agora tenho-lhe dado 250 ml todas as manhãs e à noite ainda bebe Aptamil.

Quarta-feira vamos ao pediatra à consulta do ano. Já lá não vai desde os 9 meses e quero saber se A Leonor está a crescer bem. Parece-me que apesar do apetite ter diminuído um pouco ela está mais gordinha, mas não faço ideia quanto é que pesa.

Por agora não me lembro de mais nada. A Leonor já acordou da sua sesta e vamos despachar para mais logo ir para a praia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que começo de férias famtástico!
A Leonor já diz palavrinhas novas, adora a praia, e até já foi ao cabeleireiro... Está a ficar uma mulher :)
Beijinhos

Mãe das Marias disse...

Está uma espertalhona ;) Toca a aproveitar a prainha e as férias! E nada de ficar em casa que estas meninas querem é laréu...

beijocas***

Mamã Pirata disse...

Ela está óptima ,vao ser as palavras do pediatra:))

bjs e boa continuaçao de ferias.

margui disse...

Oè tão bom ve-los a crescer e a aprender coisas novas, o meu pimpolho tb aprendeu imenso nas ferias. tb tenho que experimentar o nosso leite, mas acho que ele não vai gostar.