terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Leonor à mesa!

A Leonor sempre adorou o colo e chorava sempre que a sentávamos na cadeirinha para comer; depois, quando começou a gatinhar e depois a andar, também não queria estar sentada, muito menos presa na cadeirinha.

Agora, fica felicíssima quando lhe pergunto se quer papar e responde estendendo os braços para eu lhe pegar. Sento-a, coloco-lhe o cinto e o babete e ela não reclama; antes chorava sempre enquanto eu a atava e lhe colocava o babete. Depois choraminga se não vê o prato ou então espreita para dentro dele para ver o que está lá dentro, tipo: o que é que vai ser desta vez?

Mas depois não quer provar e começa a chorar. Tenho de a distrair ou, se não conseguir, enfiar-lhe a colher à força na boca. Porque sei que ela começa logo a comer bem, só não quer a primeira colher...manias!

Come praticamente de tudo, mas tem preferência por massas. Mas do que ela gosta mesmo mesmo é de pão. Se vê pão pede e rejeita a refeição; temos de escondê-lo sempre. Meia dúzia de colheradas depois começa a virar a cara e é difícil fazer com que recomece a comer (também depende da comida). Se lhe dermos directamente com a nossa mão ainda aceita um pouco, mas depois só come mesmo pela mão dela. O pediatra diz que nesta idade deve-se mesmo deixar que comam com as mãos para sentir a textura dos alimentos. Mas há alimentos mais complicados para comer à mão... Além de deixar tudo sujo (já me vou acostumando...mas tem sido difícil), a Leonor faz questão de passar as mãos pela cabeça e cabelo frequentemente...imaginem como fica!

Revela desde já ser muito independente, pois já há muito tempo que ela revela este gosto de comer pela mão dela. Mas agora demonstrou outra preferência: comer com a colher mas na mão dela (assim já parece não ter aversão à colher!). O pai coloca-lhe a colher na mão e segura-a, fazendo com que seja ela a introduzir a colher na boca. Ontem o jantar era massinha de peixe e não dava jeito algum que ela comesse à mão; depois de tanto insistir desisti de lhe dar mais, mas achando que ela já tinha comido bem e que já não teria apetite. O pai experimentou a dar-lhe a colher e, ajudando-a, ela comeu tanto como o que tinha comido antes...

Quando lhe perguntamos se quer fruta responde com um grande sorriso e aponta para a peça de fruta chamando-a pelo nome (nana para banana, para pêssego e ameixa, uva adora mas ainda não sabe dizer). Claro que prefere comer pela mão dela, mas como a fruta escorrega, se lhe dermos bocadinhos pequenos ela não resiste e aceita-os na boca.

Há uns dias o padrinho ensinou-lhe a limpar a boca com o guardanapo. Não faz como a maioria das crianças que abre a boca para a limpar. Passa o guardanapo levemente pelos lábios e fica a olhar para nós muito contente por conseguir fazer mais esta proeza. No sábado fomos a um restaurante e ela só queria o meu guardanapo; pensando que ela queria rasgá-lo ou jogar para o chão não lho dava. Afinal, queria era limpar a boca. Quando finalmente o agarrou, limpou-se e colocou-o novamente na mesa. Sempre a surpreender-me!

12 comentários:

Anónimo disse...

Encontrei agora o teu blog...so uma curiosidade a foto q tens do paraiso é a praia da Zambujeira?
secalhar estou enganada...

Analidia

Mar disse...

Não, não estás enganada. É mesmo a Zambujeira.

Vânia e Mariana disse...

Que gira!!!Ainda bem que gosta de coemr...:)

jinhso,

Unknown disse...

A tua princesa está a treinar para ser uma grande senhora :))
Começa a saber as regras de etiqueta cedo,lol

bjs

margui disse...

esta fase do quererem comer sozinhos é engraçada, até já me habituei à imundice, em cima da mesa :) pois se é importante eles mexerem ... então mexam e remexam na comida mas de preferencia com colher :)
jinhos

Maria disse...

Estou ansiosa pelas papinhas...frutinhas...sopinhas...vai ser lindoooooo.
Parece que choramingar já vem no pacote dos pançitas...são birrinhas de mimo.

bjs**************************

Joana disse...

Também acho que é muito bom ela querer comer!! Parabéns pela tua pricesa!!É linda:)

A minha não come quase nada...mas não há nada a fazer!!:)


beijocas

Maria José disse...

heheheh deve ser uma aventura na altura das refeições e que chique a tua princesa já a aprender regras de etiqueta
bjs

Anónimo disse...

Sim senhora!!! A Leonor é uma menina cheia de etiqueta :)
Beijinhos

Filho para sempre disse...

Ai que linda :) Adorei o rigor com o guardanapo. Parabéns Leonor e tudo de bom para ti pequenina.
Um abraço
Sérgio

Unknown disse...

muito bem, começa cedo e BEM :)

assim é que é :)

beijos da carla :)*

Mamã Pirata disse...

Andaste a espreitar as nossas refeições?
Lá em casa é tal e qual só que ainda o consigo sentar na cedeira das refeições.

LOLOLOLOL.São todos iguais.

Bjs p vcs.