domingo, 28 de setembro de 2008

Mais elegantes...(novo post looongo)

é como nos encontramos. Um eufemismo para dizer que estamos mais magras após uns dias menos bons de vómitos e afins.

E digo, ou melhor escrevo, nós porque eu também fui atingida.

Os vómitos da Leonor terminaram na terça-feira ao almoço como referi no último post. Nessa tarde comeu um caldinho de arroz e ao jantar fiz-lhe uma sopinha que ela até comeu muito bem. Nessa mesma noite foi a mãe que passou mal com direito a vómitos, diarreia e até mesmo desmaios. Com a minha agitação a Leonor acordou muito zangada e mais zangada ficou por não ser eu a pegar-lhe ao colo como é habitual a meio da noite...mas naquela noite era-me impossível! Após uma grande birra, que penso ter sido ainda maior por a Leonor não ter sido confortada com o leite ao deitar, lá conseguiu adormecer ao colo do pai.

Na manhã seguinte acordou novamente muito zangada e cheia de fome. Lá me arrastei com ela para a cozinha e ela pediu-me pão. Eu não lhe queria dar leite pois no dia anterior tinha bebido e vomitado mais tarde. Dei-lhe pão mas constatei que ela estava muito fraquinha e que nem tinha forças para mastigar o pão. O pouco pão que comeu foi de olhos fechados e encostada a mim. Liguei ao pediatra e ele disse que ela estava a precisar de açúcar no sangue. Aconselhou-me a dar-lhe um chupa ou ice tea e disse-me que ela assim melhoraria logo. E assim foi! Quando perguntei se ela queria um chupa respondeu-me alegremente e por sorte eu tinha um em casa. Lambeu-o quase todo, ao mesmo tempo que ia trincando uns bocadinhos de pão e bebendo ice tea, o qual ela bebeu pela primeira vez e adorou; tive de o esconder por achar que ela já estava a beber demais. Mais tarde dei-lhe uma sopinha e ela comeu-a muito bem e eu pensei que ela estava mesmo a recuperar.

Nessa tarde fui ao meu médico de família pedir uma justificação para o emprego e ele passou-me baixa de 3 dias. Disse-me que provavelmente seria uma virose e medicou-me. Mas não bastou para nessa noite vomitar a ínfima posta de peixe cozido que comi. Quando cheguei a casa já o pai estava deitado e dizia não se sentir nada bem. Pensei: bem, isto é mesmo uma virose. Mas ele não chegou a vomitar, queixando-se apenas de algumas dores e muuuito sono. Acabou por ficar em casa também nos 2 últimos dias da semana.

Na quinta-feira eu já me sentia melhor mas as minhas refeições baseavam-se em torradas e chá...e mesmo assim!... Mas a Leonor recusava-se a comer e a beber. Fazia grandes birras, esticava-se por todo o lado e não a fazíamos comer nada: até o chupa ela rejeitava. Entretanto lá consegui com que comesse um pouco de sopa e ela arrebitou. Mas pouco tempo depois voltou ao mesmo e já era noite quando resolvemos que teríamos de ir com ela ao médico, pois ela estava cada vez mais fraca e ainda não tinha sido observada...e se tivesse alguma coisa mais grave?

Sexta-feira, após algumas tentativas frustradas para sermos atendidos por um médico (estavam todos com a agenda cheia), acabámos por ir às urgências do hospital distrital. Fomos muito bem recebidos e o pediatra disse-nos que ela estava bem e que só precisava de tempo para o organismo recuperar. Eu disse-lhe que a achava muito mais magrinha e ele pesou-a: pesa menos 250 g do que há 2 meses atrás, na consulta dos 12 meses, e ela agora já deveria pesar bem mais pois andava a comer muito bem. Disse-me que como ela não tinha vómitos e diarreia já podia dar-lhe a alimentação normal, ainda que em pouca quantidade. Eu disse-lhe que nessa manhã já lhe tinha dado leite, um outro de nome Digestão fácil, com pouca lactose, e que ela não tinha vomitado.
Fiquei a pensar que deveria ter-lhe dado leite mais cedo, pois certamente já não lhe faria mal e ela não teria ficado tão debilitada. Mas como tinha dado na terça e ela tinha vomitado, tinha receio de lhe dar cedo demais...

Nessa tarde já lanchou um iogurte, à noite comeu uma sopinha e mais tarde bebeu um leitinho. Resultado: dormiu muito bem, o que não sucedera nas noites anteriores.

Hoje já fez as refeições normais mas continua a comer muito menos e a rejeitar muitos alimentos. Até mesmo uvas não come com a mesma satisfação.

Mas já está bem melhor, mais alegre e brincalhona, embora ainda peça muito colo e caia muito mais vezes por estar mais fraquinha. As perninhas estão mais magrinhas e as bochechinhas desapareceram.

Continuo a achar que os vómitos da Leonor se devem ao tal jantar, pois não se prolongaram e não chegou a ter diarreia, sintomas comuns da virose. Mas e eu? Não acho que tenha sido do jantar e por aqui as viroses estão na ordem do dia: pelos médicos e serviços médicos por onde passámos só víamos casos destes...

Obrigada a todos pelas vossas mensagens e preocupação e peço desculpa por não vir aqui antes, mas estes dias foram um pouco complicados.

Já que o post vai longo assinalo aqui os 14 meses da Leonor.
Foi um dia bem passado e com muitos beijinhos da Leonor. Ela normalmente é muito beijoqueira, mas só quando lhe apetece. Há dias que nos enche de beijos e outros em que não dá um. Mas agora como anda mais debilitada, anda muito mais meiguinha, com menos energia, pede muito colo e dá-nos muitos beijinhos e abraços. Preferia não ter recebido nenhum beijinho e vê-la a saltar e a correr. Mas hoje já foi um dia bem mais alegre do que os anteriores.

Só mais uma coisinha:


SLB, SLB, SLB

GLORIOSO SLB

GLORIOSO SLB

10 comentários:

Anónimo disse...

Chupas, sugos e mini-milks, não podem faltar em casa de uma criança. Dá um jeitaço nas gastroenterites.
As melhoras.

Anónimo disse...

Ainda bem que tudo está melhor ... e mais elegantes é sempre melhor ;)
Parabéns pelos 14 mesinhos da Leonor
jinhos

Anónimo disse...

Que bom que o pior já passou
:)
Beijinhos

Unknown disse...

Ainda bem k o pior já passou e já tão tds a melhorar :):)

jokitas

Mãe das Marias disse...

Ainda bem que já está td a melhorar!Vais ver que ela vai começar a comer o normal e mais ainda para repor o que perdeu ;)

Beijocas***

Maria José disse...

Que chatiçe, ainda bem que estão melhores e mais elegante que bom.
bjs

Nathália Martins disse...

Legal, saber que vcs estão melhorando. Mais elegantes à custo de doença não é nada bom. rsrsrs
Gosto de como escreve, é sempre muito bem humorada.
Bjs e boa semana.

Vânia e Mariana disse...

Ainda bem que estão melhoreS!!!!

jinhos,

Mamã Pirata disse...

Olha viste ja temos desculpa pra lhes dar um chupa.

Espero que já estejam os 3 melhores.
Bjs.

SouMamã disse...

Ainda bem que já passou, mas foram uns dias complicados. Espero que a Leonor comece a comer normalmente logo,logo. Bjs