sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Quase, quase no fim...


O mês de Agosto está a terminar: FINALMENTE!


Para a maioria este é o mês preferido: o mês das férias, das viagens, do descanso, do Verão.


Para mim é o pior mês do ano!

A costa alentejana (onde resido) e o Algarve (onde trabalho) são invadidos por milhares de turistas que, além de nos fazerem inveja quando temos de trabalhar, ainda nos atrasam no nosso dia-a-dia: é ver filas nos hipermercados e supermercados, nas farmácias, nos postos de combustível, no trânsito...

Sei que este é o quotidiano de muitos, de quem vive nas cidades, mas aqui não. Quero a minha pacata região de volta. É certo que aqui vive-se do turismo, somos como as formigas que trabalham de Verão para descansar no Inverno, mas isto satura.


Este ano, devido à ausência de amas (as tias) para a Leonor, lá tive de tirar também férias neste mês. Mas não gosto nada: detesto este mês. Fiquei tão contente por a Leonor se ter antecipado e não ter nascido em Agosto como o previsto...senão lá tinha de passar a gostar um pouco deste mês.

Até a minha irmã que faz anos em Agosto o detesta. Está sempre a dizer à minha mãe que bem podia ter escolhido outra data...


Turistas: está na hora de regressar ao trabalho.

Boa viagem!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

As cabeçadas andam na ordem do dia!


A Leonor não pára um segundo e, de quando em quando, TAU, mais uma cabeçada!

Mas isso não a impede de continuar a brincar e a correr de um lado para o outro: sem se queixar, leva a mão à cabeça e esfrega-a para a dor passar; mas sempre no mesmo sítio, mesmo que bata do lado esquerdo ou de frente, ela massaja sempre o lado direito da cabeça.

Às vezes, olha para nós e ri-se.

É muito engraçada!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

13 meses





E já estamos novamente a 27.






O tempo passa a correr mas, mesmo assim, de mês para mês a evolução da Leonor é bastante significativa.


Não vou aqui descrever o seu comportamento com 13 meses, pois levava imenso tempo. Além do mais, tenho vindo aqui pontualmente registar a sua evolução.


Venho apenas assinalar a data e pedir ao tempo que nos dê mais tempo para termos tempo para gozar todo o tempo que o tempo nos dá.

Que lengalenga! Mas é o que eu sinto, especialmente depois das férias.

Quero ter TEMPO para poder estar sempre com a Leonor e acompanhar bem bem de perto o seu rápido crescimento.


E pronto, em dia comemorativo aqui fica um post revoltante: contra o TEMPO!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Leonor sem medo

Sem medo da água;

Sem medo do escuro;

Sem medo de quedas;

Sem medo de estranhos;

Sem medo de gritos e ruídos fortes;

Sem medo de voar (quando a levantamos no ar);

Sem medo de animais (cães, gatos, pássaros,...);

Sem medo de provar novos alimentos;

Talvez por ainda não ter noção do perigo, mas eu gosto de pensar que é por ser CORAJOSA!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

De regresso

E tudo o que é bom acaba depressa: as férias terminaram e hoje já regressei ao emprego. Mas pelo menos uma boa notícia: o meu computador que na última semana de trabalho tinha sido "infectado" por um vírus está recuperado e não perdeu nada...ou quase nada!

Mas voltemos às férias. Foram muito boas! Fizémos alguma praia, trabalhámos um pouco (em locais turísticos é impossível não trabalhar nesta altura...mas pouco), descansámos bastante, fizémos serões, dormimos muito, lemos menos do que queríamos, mas principalmente aproveitámos todos os momentos em família.
Estava a fazer-nos falta termos tempo, simplesmente tempo! Noto que a Leonor agora ficou mais "agarrada" a mim (mas sem notar a minha falta quando estou ausente). Foi muito bom para ela e para mim. Ela anda na fase de descoberta contínua e eu pude contribuir para o seu aperfeiçoamento. Ensinei-lhe novas palavras que ela adorava repetir para juntar ao seu dicionário, novas gracinhas e brincadeiras.

Já não pára um segundo. É impressionante a sua energia inesgotante. Corre tudo (literalmente, ela não anda, corre!), gatinha, abre e fecha gavetas, portas, tira tudo do lugar por mais que eu me zangue com ela, sobe e desce o sofá. E felizmente não se tem magoado. Entala dedos, dá cabeçadas, cai, mas nunca se queixa (só quando caiu da cama) e continua a brincar alegremente. E no final do dia, caindo de sono, chora e esperneia porque não quer dormir...mas quando adormece dorme profundamente a noite toda, 10 a 11 horas quase sempre seguidinhas. Também dorme uma sesta de 1 hora a 1 hora e meia, mas porque a obrigo por ver que ela tem sono; por ela não dormia e continuava a correr e a brincar até cair para o lado.

Eu só tenho algum descanso quando a Leonor está a dormir. Quando está acordada não consegue ficar sossegada 2 minutos no mesmo sítio. Durante as refeições, na sua cadeirinha, come as primeiras colheradas e depois aborrece-se de estar sentada e já nem quer comer só para ir para o chão, temos de a distrair com tudo e mais alguma coisa, mas muitas vezes sem sucesso; se a colocarmos no chão continua a comer enquanto anda de um lado para o outro.

Com toda esta agitação perdi 2 quilos.
Leonor, não me deixes descansar 1 segundo para eu poder perder mais alguns, só assim o consigo. Tu és a minha dieta preferida...e saudável!


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O sétimo...

...dente.

Após um interregno de quase 2 meses sem nascer um dente, eis que ontem reparei que já rompeu o incisivo lateral inferior esquerdo. Qual será o próximo?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Novo Dicionário da Leonor - 2ª edição revista e actualizada - Agosto 2008

  • áááá-água, não há
  • acá-anda cá
  • atá-já está
  • bébé-bébé
  • cá-[vide acá]
  • caca-caca[lixo]
  • cã-cão
  • cacó-caracol
  • cócócó-cócórócócó
  • cucu-cucu
  • dá-dar
  • ééé-ela
  • ga-gato
  • gaggnn-[divagações da Leonor]
  • gô-golo
  • káá-quatro
  • kéé-quer
  • kêm é-quem é
  • ki-aqui
  • mamã-mãe
  • nana-banana
  • oá-olá
  • o ké-o que é
  • papá-pai
  • papa-papa, papar
  • pá-sapato
  • pã-pão
  • pé-pé,chapéu
  • pê-peixe
  • schh-fixe
  • thi-tia
  • un-um

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Cantorias



A Leonor já me acompanha a cantar.


Eu canto muito: quando ela não quer comer, quando já está aborrecida de estar sempre no mesmo sítio, durante as viagens, mas principalmente sempre que a adormeço...e como é sempre ao colo...já estão a ver o quanto eu canto.

E de tanto me ouvir a Leonor lá começou a cantar:



kêm ké, kêm ké= quem quer, quem quer, da Carochinha;



cócócócó= có có ró có có, de Doidas andam as galinhas.



Agora comecei a cantar a d' Os 3 palhacinhos e ela adora a parte do ão ão e do miau miau, mas ainda não canta.



Já há talvez um mês ou mais que a Leonor deita a cabecinha quando dizemos para ela dormir...mas levanta-a passados 2 segundos. Quando é que esta miúda começa a adormecer sózinha? As minhas costas mereciam descanso...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Com o coração nas mãos...

é como ando sempre!

A Leonor já anda muito bem sozinha e eu já não ando atrás dela pela casa, nem ela quer, quer é andar à sua vontade. Apesar de dar algumas quedas não se tem magoado embora chegue para eu me assustar. Ontem estava eu a pensar precisamente que ela não se tem magoado e que sabe cair: quando se desiquilibra joga o rabinho ao chão e fica sentada; quando ZÁS: cai de cabeça da cama dela. Ela estava de pé agarrada às grades e ao debruçar-se mais um pouco cai de cabeça. Eu estava mesmo junto a ela, mas de costas, e só a vi cair a meus pés. Vi que não tinha batido com a cabeça pois fez uma pirueta acrobática e caiu de costas, mas meio de lado. Bem, não sei, só sei que não se magoou. Chorou um pouco, de susto, mas depressa lhe passou. Quando a Leonor caiu vieram-me vários pensamentos: ligar ao pai, vestir-me e sair a correr para as urgências, ligar para o 112, ligar para o dói-dói, trrim-trrim. Mas depressa me apercebi que ela estava bem e que eu tinha visto que ela não tinha batido com a cabeça. Observei-a, acalmei-a e ela parou logo de chorar. Mas foi um valente susto!

Agora já não ando atrás dela, ando à frente a desviar todos os obstáculos do seu caminho. Porque se ela tropeça e cai para a frente pode aleijar-se mais do que para trás.
Mas a menina pensa que já pode correr e adora que eu ande atrás dela a tentar apanhá-la enquanto ela foge.

Também adora brincar ao esconde-esconde. Qualquer buraquinho serve para se esconder e dizer cu-cu.

Anda na fase das gracinhas; fá-las e olha para nós a rir à espera que a aplaudamos. Quando liga a música na sua mesinha de actividades, olha para nós a rir e começa a dançar.

E continua muito beijoqueira. Dá beijinhos e abraços apertados aos bonecos todos, aos que vê nos livros e em revistas, ao espelho, a nós sem o pedirmos também acompanhados por um abraço bem apertado.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cartão de cidadão



A Leonor já tem o dela!


Fomos pedi-lo quando ela tinha 9 meses e hoje fomos levantá-lo. É válido por 5 anos e até lá fica com a foto de bébé.
Como as coisas mudam. Ainda me lembro quando tirei o meu primeiro B.I., o número de contribuinte e o da Segurança Social então foi há pouco mais de 3 anos. A Leonor já tem esses números todos e ainda o de Saúde; o de eleitor penso que ainda não tem, pelo menos não vi no cartão, deve ser só quando tiver 18 anos.

Parabéns Madrinha!


Parabéns a você

nesta data querida

muitas felicidades

muitos anos de vida


Hoje é dia de festa

cantam as nossas almas

para a minha madrinha

uma salva de palmas.


A minha madrinha completa hoje 20 anos.


O ano passado eu tinha apenas 10 dias e só dormia, dormia,...

Este ano já te vou dar um grande abraço e muitos beijinhos de parabéns. Ah, e também quero provar do teu bolo; se for tão bom como o meu era...huum! Tenho aqui uma prendinha para ti: uma caneca com a minha fotografia e a mensagem "Parabéns Madrinha".


A minha mãe também te manda os parabéns e um aviso: até aos 30 é um saltinho (como se ela já tivesse 30 anos).


Muitos beijinhos e bom trabalho, pois porque a minha madrinha passa o dia de aniversário a trabalhar. Se eu puder vou dar-te uma mãozinha.


Leonor

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Consulta do ano

Depois de uma noite praticamente em branco, ficámos muito satisfeitos por estar tudo bem com a Leonor. Está à vista de todos como ela está a crescer de forma saudável, mas nada como ouvir isso da boca do pediatra.
Pesa 9.680 Kg, mede 75 cm e 46 de perímetro cefálico. Tudo acima do percentil 50; pode não parecer grande coisa, mas tendo em conta que ela nasceu abaixo de todas as linhas do gráfico, tem evoluído bastante bem. O dr. disse que ela já pode comer de tudo um pouco e disse para darmos graças a Deus por ela preferir os sólidos aos alimentos passados.
Quanto à noite em branco que passámos (a Leonor dormiu 2 horas , o pai também e eu meia hora), ele disse que se deve ao calor e nós concordámos que a casa é um pouco quente e ela transpira muito. E depois como só adormece ao colo, ainda mais calor tem.
Depois do almoço e já em casa dormimos os 3 uma sesta para ver se nos recompunhamos e acordámos uma hora e meia depois com um choro nunca visto da Leonor. Ela chorava desalmadamente e não havia nada que a fizesse parar. Julguei que tinha tido um pesadelo, mas mais tarde fez um cócó muito sólido o que me leva a crer que afinal deve ter tido dor de barriga.

Agora, apesar do sono, anda aqui toda satisfeita da vida a fazer gracinhas e a querer dar-me abraços e beijinhos. Vou aproveitar!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

De férias!

Cá estamos nós de férias e com muitas novidades.

A Leonor já começou a adicionar novas palavras ao seu vocabulário depois de uma interrupção marcada pela sua mobilidade. Já diz também:
em é=quem é
pé=pé
pê=peixe
thi=tia

E já percebe muito mais palavras, embora ainda não as diga. Nós ensinamos-lhe o nome de objectos e ela fixa logo. Se lhe perguntarmos mais tarde ela aponta logo para o que lhe perguntamos ou começa a procurar com os olhos.
Já sabe onde está o olho, o nariz, a boca, o pé, mas aponta para nós e não para ela; só aponta para o pé dela porque consegue vê-lo, como não vê o seu rosto aponta para o nosso; mas já estou a ensiná-la a apontar para ela.

Sábado fomos à praia e, mais uma vez, ela adorou. Jogava areia por todo o lado, preferencialmente para cima dela, e só queria ir para dentro de água. Gatinhou muito na areia molhada e quando pôde ir tomar banho começou a andar para dentro de água e não parava mesmo quando as ondas lhe batiam na barriga. Se nós deixássemos ia sempre andando pelo seu próprio pé sem medo algum. Daqui a pouco vamos novamente. Ontem ficámos em casa e ela saturou-se de estar sempre no mesmo sítio. Mesmo saltando de divisão em divisão começou a ficar rabugenta e a birra só lhe passou quando saímos depois do jantar. Aí sim já era a Leonor; mesmo com sono andava radiante, tanto no colo, como no carrinho ou ainda a andar pelo seu próprio pé.

Na semana passada foi pela primeira vez à cabeleireira. Já tinha a franja muito grande e foi mandar cortar. Portou-se muito bem, também foram apenas três ou quatro tesouradas, não deu tempo para ela se zangar. Eu trouxe uma mecha de cabelo para guardar: é o seu primeiro cabelinho.

Sábado dei-lhe, pela primeira vez, leite de vaca: Mimosa meio gordo, que é o que bebemos, e ela bebeu como se sempre o tivesse bebido. Eu já sabia que ela não iria estranhar, tem gostado sempre de tudo o que lhe damos, apenas não lhe dei antes por medo que lhe fizesse mal. Mas ela já tolera muito bem: bebeu 200 ml, pediu mais, dei-lhe mais 100 e ela ainda queria mais; mas não lhe dei pois era a primeira vez que bebia. Agora tenho-lhe dado 250 ml todas as manhãs e à noite ainda bebe Aptamil.

Quarta-feira vamos ao pediatra à consulta do ano. Já lá não vai desde os 9 meses e quero saber se A Leonor está a crescer bem. Parece-me que apesar do apetite ter diminuído um pouco ela está mais gordinha, mas não faço ideia quanto é que pesa.

Por agora não me lembro de mais nada. A Leonor já acordou da sua sesta e vamos despachar para mais logo ir para a praia.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Férias à vista!

Eis que faltam apenas duas horas para o início do meu período de férias.
Não vou de férias para fora, vou ficar por casa mesmo, a descansar. Não costumamos tirar férias no Verão, aliás este é o primeiro ano que tiro, o ano passado estava de licença de maternidade. Vivo num local turístico e tento sempre ajudar os meus pais no restaurante nesta altura. Depois, fico a escassos metros da melhor praia do país, porquê ir para outro lado?
Costumamos tirar uns dias em Outubro mas este ano se a Leonor for operada já temos programa para esse mês.

Mas o importante é que vou estar 3 semanas descansadinha, com a Leonor a tempo quase inteiro. O pai também está de férias, aliás é a primeira vez que temos férias grandes os dois juntos. Vamos gozar a praia, o sol, a água, a areia, ler muito, brincar ainda mais... e pode ser que nos escapemos um dia ou outro para um passeio.