segunda-feira, 4 de maio de 2009

A conquista do "L"




Este fim-de-semana ficou marcado, para além de muitas brincadeiras, tropelias, gargalhadas, danças, história do capuchinho vermelho, abraços, beijos, mimos,...pela conquista do som "l".




Geralmente, os sons "l" e "r" são os mais difîceis de pronunciar.


Mas ontem apanhei a Leonor a treinar este som individualmente e depois pronunciou muito bem a palavra BOLO. Ainda omite alguns "l" e outros ainda saem como "lh", mas já substituiu "buacha" por bolacha e "cólho" por colo.


O "r" é que está mais difícil: o pai defende que ela já consegue dizer; eu nunca o ouvi mas julgo que embora ainda não o diga na perfeição está a treinar para isso.




E de resto já consegue dizer tudo que se perceba e está uma tagarela de primeira. Ontem disseram-me que ela era muito faladora...e não estava em casa. Em casa não se cala um minuto e solta expressões que nos deixa cada vez mais boquiabertos.


E agora quando saímos no carro manda-nos logo colocar o cinto de segurança, o nosso, e não se cala enquanto não o colocarmos. E não é uma frase que ela ouça porque, regra geral, colocamos logo os cintos...mas ela repara quando nos atrasamos e agora já fazemos de propósito para a testar e ela passa sempre no teste: "Pai, põe cinto!" E depois já nos pede muitas vezes para irmos ver o mar! E ele anda tão apetecível!




Vai buscar-me pela mão e leva-me para a sala para "danxá" com ela ao som das suas "mucas" ou para me "xentá" no chão para brincar. Gosta que eu cruze as pernas, tipo pernas à chinês, e depois senta-se no meu colo enquanto folheamos um livro e ela me pergunta o que lá está...é o que eu lhe faço sempre. Também me mostra os seus bonecos e pergunta "o ké isto?" (como se não soubesse) e eu tenho de lhe responder senão não se cala e insiste com a pergunta. No outro dia, eu estava tão entretida a ver tv que já nem lhe respondia e ela colocou os seus olhos mesmo junto dos meus e a mãozinha no meu pescoço e repetiu pausadamente: "Mãeeeee, o ké isto?"




E no sábado, pela primeira vez, foi à missa com a tia e portou-se muito bem...mas tiveram de sair porque a Leonor resolveu perfumar a igreja com um "perfume" diferente. Mas depois contou-me muito contente que tinha ido à "mixa".




12 comentários:

Maria José disse...

Está uma querida mulherzinha a tua linda filhota.
e que bom que correu tudo bem o fim de semana
bjokas

SONHADOR disse...

estou mesmo a ver a Leonor a perfumar a igreja com um "perfume" diferente.

beijos.

carmo pinto disse...

por cada conquista dos nossos filhos ficamos tão felizes...como é bom!ela está a crescer!e muito bem!:)
jinho
carmo

rita disse...

Estão numa fase fantástica. A minha leonor diz os "L" mas os "R" é que não saiem :)
Bjs p vocês!

Os Nossos Dias... disse...

Tão linda...está a ficar uma mulherzinha...

Bjos

Mamã Pirata disse...

Está a crescer a toda a pressa.Nós é que não temos pressa nenhuma de os ver gds e independentes.

Espero que tenhas tido um DIA DA MÂE mto feliz :))

Bjs pra ambas.

mãe pimpolha disse...

Está mesmo crescida.
Beijocas

Tudo o que eu sonhei! disse...

Olá,
Parabéns! Deve ser muito bom apreciar essas conquistas diárias :)
Sabes, eu acho as meninas umas lindas :)
Um beijo e um xi
X

Is@ disse...

AHAH! Espectacular essa da missa perfumada :))
Prabéns por mais uma conquista! A letra L é muito importante para ela! É a sua inicial :)
Já agora quero agradecer-te as tuas visitas e comentários no meu cantinho. Eu venho cá sempre que posso mas nem sempre o tempo sobra para poder comentar :(
Pode ser que com a prenda isto mude :)

Beijoca para vocês

Mamã e bebé disse...

Olá querida mamã!
Assim já pode pronunciar bem o nome de princesa que tem Leonor! :-))
Beijocas grandes

Mother disse...

Tão linda e maravilhosa a tua princesa,está a ficar uma linda mulherzinha
Que fase tão espectacular que ela está a passar


beijinhos

Marta disse...

Tao querida! Foi a "mixa"... hehe..mas essa do perfume diferente...hehe...Marota...Mas se ela se portou bem, assim é que! Linda menina...

Bjinho*
Marta e Nuria