sexta-feira, 11 de julho de 2008

Obstrução do canal lacrimal

A pedido da mãe princesa e porque é sempre bom saber, vou referir aqui todas as etapas porque a Leonor tem passado relativamente ao olhinho.

No segundo dia de vida da Leonor, ainda no hospital, comecei a notar que ela soltava frequentemente uma lágrima do olhinho esquerdo. Já tinha conhecimento que isto era frequente nos recém-nascidos e pedi ajuda a uma enfermeira que me deu soro fisiológico e compressas para limpar o olhinho.

Semanas depois o pediatra disse, tal como eu pensava, que era normal e que acabaria por passar. Como o olhinho deitava também algumas secreções, receitou umas gotas para aplicar 5 vezes ao dia, disse para continuar a lavar o olho com soro e para massajar no canto junto ao nariz. Uma enfermeira, dias depois, disse-me que a massagem era de outro modo, por baixo do olho e não como o pediatra tinha referido (segundo a oftalmologista que viu a Leonor esta semana, nenhuma destas duas formas de massagem estava correcta!...).

No pós-operatório do lábio, uma enfermeira do Hospital Dona Estefânia disse que a obstrução estava relacionada com a fenda labial e que o assunto passaria rapidamente (na terça-feira referi esta conversa à médica que a operou e ela diz que não tem conhecimento dessa relação!...).

Numa das consultas no Hospital de Santa Maria, quando a Leonor usava o penso para corrigir o maxilar, a estomatologista aconselhou-nos a recorrer a um oftalmologista daquele hospital para nova avaliação. Fomos nesse mesmo dia e ele disse-nos que era perfeitamente normal até aos 6 meses de idade...e a Leonor tinha 3.

Um mês depois da operação, na consulta de cirurgia plástica, abordámos o assunto e a médica chamou uma colega oftalmologista que a observou, receitou Fucithalmic para colocar quando houvesse remelas, sempre 10 dias seguidos e nos 2 olhos e para realizar a referida massagem. Marcou uma consulta para a voltar a examinar.

Na passada 3ª feira, na consulta, após observação minuciosa, confirmou que se tratava apenas de obstrução do canal lacrimal, não havendo mais complicações. Pediu-me para fazer a massagem para ela ver e depois disse-me que não estava a fazer correctamente: tenho de pressionar o dedo na parte inferior do olho, junto ao nariz (não dá para explicar, tem de se ver) , 1 ou 2 minutos e tenho de fazê-lo com força. Como ela referiu: se a bébé não chorar é porque só está a fazer-lhe festinhas. Então, agora tenho de a fazer chorar 2 vezes por dia, mas não é fácil fazê-lo sozinha, pois simultaneamente tenho de lhe segurar a cabeça e as mãos. Além disso, tenho de administrar-lhe o gel nos 2 olhos e é quase impossível conseguir abrir-lhe os olhos.

A médica disse que a obstrução poderá passar, mas torna-se mais difícil quão mais velhos são os bébés. Então, marcou logo a data da cirurgia e uma consulta prévia para a mesma semana para, nessa altura, avaliar se a cirurgia é mesmo necessária.
Eu não estava à espera deste diagnóstico e perguntei-lhe se seria uma cirurgia complicada, esperando que ela me dissesse que era uma coisa relativamente simples, sem motivos para preocupações. Mas ela disse-me que implicava os mesmos riscos de outra qualquer cirurgia, já que teria de levar anestesia geral.
Vou fazer as massagens e aplicar-lhe o medicamento como ela me disse para fazer, mas não estou muito esperançosa que resulte; julgo que ela será mesmo operada...senão, porque é que a médica marcou logo o dia? Disse-me que era para depois não esperar mais tempo...mas eu acho que não foi só por isso. Era bom que estivesse enganada.

Quanto à claridade, que a mãe princesa disse que fazia "chorar" o Dodinha, não noto que faça alguma diferença à Leonor...mas se já disseram que tem a ver com o canal lacrimal... Sugiro que consultes um especialista, aconselho, se possível, o Hospital Dona Estefânia, onde temos sido sempre bem atendidos, pois quanto maior for o Dodinha, caso tenha alguma coisa, pior será.

4 comentários:

Mamã Pirata disse...

Não pude deixar de ler o post,tenho uma pessoa amiga que a filha já foi operada a laser ao canal lacrimal 2 vxs ,julgo ser algo mto simples e a menina tem alta passado horas.

contudo quem é Mãe aflige-se claro,espero que consigas fazer bem a massagem nem que pra isso ela chore um bocadinho.

Um bj grande á Leonor.

Anónimo disse...

Beijinhos para a mãe e para a Leonor.
Bom fim de semana

Mae Princesa disse...

Obrigada linda pelo teu post!!! A pediatra do doda (mandei lhe mail há uns dias) diz que no caso dele, as lágrimas se devem também ao possivel quadro alergico que ele tem, que não se detecta por enquanto nas análises mas que coincide com o pingo sempre no nariz, a comichão nos olhos e nariz, e que passará provavelmente com a idade. Assim esperemos! Ele em casa e no escuro nunca chora, só mesmo quando saimos e com a luz, espirra logo e deita as lagrimitas, tudo a ver com o quadro alergico, segundo a dra. Muito obrigada por tudo!bj grande!

Margarida disse...

O que mais me assusta são essas incoerências de opiniões de médicos/enfermeiras... Cada um tem a sua opinião...