quarta-feira, 9 de julho de 2008

Corrupio de consultas

A Leonor ontem foi a nada mais nada menos que a 3 consultas. É dose!

A primeira foi no Hospital de Santa Maria. A estomatologista que decidiu que ela iria usar os adesivos antes da cirurgia quer continuar a acompanhá-la. Disse que está tudo bem e deu-nos algumas recomendações: não dar muitos doces à Leonor, lavar-lhe bem os dentinhos. Depois, com o tempo e o rompimento de mais dentes, vê-se se necessitará de algum implante ou de ser sujeita a nova cirurgia para colocar massa óssea.

A segunda foi no Dona Estefânia pela médica que a operou. Disse-nos que estava tudo bem, que ela estava muito bonita e, tal como a primeira, disse que o tempo dirá quais os próximos passos. Mas por agora está tudo a correr bem.
Na sala de espera tomamos sempre conhecimento de outros casos e fiquei contente ao constatar que a Leonor não sofreu muito no pós-operatório, pois soube de casos de crianças que reagiram mal nessa fase.
Dizem que nos alegramos com a desgraça dos outros. Eu não desejo mal a ninguém, apenas fiquei contente por saber que a minha filha reagiu muito bem à cirurgia, e que nem sempre isso acontece.

A terceira e última consulta foi também neste hospital, mas por uma especialista em oftalmologia. A obstrução do canal lacrimal que acompanha a Leonor desde o seu nascimento ainda não passou. Tenho feito massagens regulares ao olhinho em casa e administrado medicamento, mas até agora nada. Estava à espera que a médica fizesse um simples tratamento para resolver o problema e foi com surpresa que recebi a notícia de uma possível cirurgia.
Se até Outubro as massagens mais eficazes que lhe vou fazer e o medicamento não resolverem a obstrução, ela terá de ser sujeita a cirurgia. Não é um caso grave, após observação a doutora disse que ela via bem, não tinha outro problema, senão o da obstrução do canal lacrimal. Mas pensar que a minha menina vai receber anestesia geral e ficar internada num hospital duas vezes no mesmo ano, não é muito animador.
Agora importa realizar bem as massagens, embora isso implique que a Leonor chore duas vezes por dia (como disse a doutora: se ela não chorar é porque as massagens ao olho não estar a ser eficazes) e esperar que passe até Outubro. Se não passar e ela tiver mesmo de ser operada, que o seja e que corra tudo bem, que não sofra muito e que se livre de vez desta mazela.

Foi um dia cansativo: levantámo-nos de madrugada, andámos num entra e sai em consultórios, a Leonor almoçou em prestações, nós mal almoçámos, enfim, pelo menos a noite salvou o dia. Dormimos todos a noite toda, eu só acordei esta manhã, coisa que não acontecia há já algum tempo.


P.S. Para aqueles que nos visitam há menos tempo: a Leonor nasceu com Lábio Leporino, uma fenda labial do labo esquerdo que atingia também o maxilar e o narizinho que estava um pouco torto. Foi operada em Janeiro, com quase 6 meses, e correu tudo bem. A cicatriz mal se nota, a gengiva está unida mas alguns dentes podem nascer tortos ou faltar e o narizinho está praticamente direito. Eu tenho falado pouco do assunto, não por querer evitar, escrevi aqui logo nos primeiros posts e sempre que surgia algo de novo, mas simplesmente porque é algo insignifante. Chocou-me quando soube, ainda a meio da gravidez, mas encarei depois muito bem e é algo que está mais que ultrapassado. A Leonor está muito bem, quem não a viu antes não imagina o que ela tinha, e quem a conheceu desde pequenina reconhece que a medicina faz milagres. Ao contrário do que acontece com muitas mães (e compreendo-as perfeitamente, não estou a recriminá-las), eu nunca escondi a minha filha, nunca tive receio em andar com ela na rua e em mostrá-la; fazia-o com muito orgulho, era a minha menina, e era tão bonita como qualquer outro bébé. Confesso que agora, quando vejo as fotos dos seus primeiros meses, fico um pouco impressionada, algo que nunca aconteceu antes. Mas o importante é que ela está bem, é uma menina forte, reagiu sempre muito bem a todos os tratamentos e fez com que a mãe também se tornasse mais forte.

13 comentários:

Maria disse...

espero que corram bem.:)
bjnho

Mamã Pirata disse...

Òh querida n sabia que a tua menina tinha sido operada.
À boca?

Quanto ao canal lacrimal espero que resulte a massagem.
Torço por vcs.

Filho para sempre disse...

A Leonor foi operada? Ela está bem? Espero que fique óptima e não sofra.
Quanto a mim, muito obrigado pelo apoio e carinho.
Um abraço
Sérgio

P.S. Adoro o nome do blog: Leonor rima com amor!

Mamã Pirata disse...

Agora sim entendo o post,fico feliz que tenham ultrapassado mais uma etapa nas v/vidas.E estou certa que a Leonor antes da operação era a menina mais linda do mundo .

Os nossos filhos são sempre os mais lindos .Tem um ditado antigo que diz "os filhos n cheiram mal aos pais".

Muitas felicidades para as massagens,torço por vcs.

Anónimo disse...

Mas está tudo a correr bem e isso é o que interessa.
Muitos beijinhos.

Filho para sempre disse...

Reforço o meu agradecimento pelo apoio.
Obrigado
Sérgio

Mãe das Marias disse...

Ainda bem que a recuperação tem corrido bem, e se Deus quiser o canal lacrimal há-de ir ao lugar só com massagens!
O que interessa é que ela esteja bem e feliz!!!

beijocas***

Is@ disse...

Espero que a Leonor recupere rapidinho. Se Deus quiser vai recuperar concerteza.

Um beijinho para as duas :)

Mamã Pirata disse...

Estes miudos têm pilhas duracel só pode.
O meu na noite passada foi das 4.30h ás 7h acordado.

Imagina tu...

bjs p vcs.

Mae Princesa disse...

Bem, fiquei a saber uma data de coisas neste post! Os bebés têm muita força! E nós ganhamo-las! Olha, fiquei curiosa com isso do canal lacrimal...Que sintomas tem ela? É que o Doda chora dos olhinhos de cada vez que saimos à rua, a luz do dia incomoda-o imenso, a medica já falou que é obstrução do canal, mas não referiu mais nada, nem massagens...Fiquei assustada com o que relataste! Ajuda-me!Bjo!

disse...

ola.fico feliz por saber que esta tudo bem com a leonor a nao ser o canal do olhinho mas vais ver que vai correr tudo bem tambem,temos de ter fé.gosto das tuas palavras.mando vos muitos beijinhos cheios de amor.

Anónimo disse...

Espero que tudo corra bem daqui para a frente :)
O meu pimpolho no inicio passou pelos cuidados de neo natologia e visitou algumas vezes o hospital por isso sei o que custam estas coisas tanto para nós como para eles,
Obrigado pelos comentários :)
Marta

PS: Eu esquecia os caracois se o meu marido não chorasse por eles todos os dias :(

Margarida disse...

Não sabia que a menina tinha nascido com o lábio leporino. Ainda bem que encaras tão bem esta situação. Hoje em dia fazem cirurgias tão aprimoradas que depois nota-se apenas um leve risquinho por cima do lábio. É engraçado como conseguem recriar a pele do lábio (não faço a mínima ideia das etapas do processo, posso estar a dizer uma grande asneira).
É uma valente a tua Leonor (só pode, tendo em conta o nome que tem). Tão pequenina e já passou por uma cirurgia, que, melhor que tudo, correu bem! Valente também é a sua mamã :)