terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mais uma fase superada

Os últimos 5 dias mais pareceram 5 meses, tal a correria e o cansaço por que passámos.


Mas o importante é que a cirurgia correu melhor do que esperávamos e a Leonor encontra-se muito bem.

Comecemos pelo início...

4ª feira a Leonor acordou um pouco entupida e ficámos aflitos, pois constipada não poderia ser operada. Mas como não parecia ser grande coisa, 5ª feira fomos para o hospital e antes do internamento informámos que ela estava um pouco constipadita. Foi vista por uma médica que nos disse para ficarmos porque se ela não piorasse poderia ser operada já que era uma cirurgia simples. Esperámos que arranjassem vaga e ao fim da tarde lá fomos encaminhados para o quarto. Desta vez, ficámos num outro serviço (outra sala) e constatámos a existência de muitas diferenças. O outro onde estivemos em Janeiro era muito melhor, as enfermeiras mais atenciosas, responsáveis,...felizmente agora só lá ficámos 1 dia!

A Leonor jantou muito bem e não estranhou a "comida de hospital". Parecia adivinhar que no dia seguinte ia passar algum tempo sem comer... Mais tarde, já sozinhas no hospital porque o pai teve de sair, dei-lhe banho, um biberão de leite e adormeci-a. E para quem tem o sono leve até dormiu bem: só acordou 2 vezes, mas peguei nela e ela voltou logo a adormecer. Eu é que só devo ter dormido 2 horas...é complicado conseguir descansar num cadeirão e a ouvir choros de outras crianças e enfermeiras e auxiliares a falar alto no corredor...

No dia seguinte, 6ª feira, ainda a Leonor estava a dormir (desta vez em cima de mim no cadeirão), quando a vieram chamar para ir para o bloco. Fiquei surpreendida por ser tão cedo, pois disseram-me que ela seria a terceira a ser operada; mas tinham-se enganado e ela era primeira. Fiquei muito contente pois sabia que ela iria acordar cheia de fome e não poderia comer nada. Assim, nem teve tempo de sentir fome. Coloquei-a na maca para irmos para o bloco, mas claro que ela não quis lá ficar e então foi ao meu colo enquanto o maqueiro trazia a maca vazia atrás de nós. Lá despedi-me dela com um beijinho apressado e dei-a a uma enfermeira que a levou para dentro...fiquei a ouvi-la choramingar!...

Como foi mais cedo do que estávamos à espera, o pai ainda nem tinha chegado ao hospital e não a viu antes dela ir para o bloco. Liguei-lhe e ele disse-me que estava mesmo a chegar. Eu precisava mesmo que ele estivesse ali comigo, sentia-me tão desamparada ali sózinha... Quando chegou contei-lhe a nossa noite e início de manhã e depois fui comer. Nem me apetecia, mas sabia que a cirurgia demoraria pouco tempo e depois a Leonor precisaria de mim a tempo inteiro. Mas nem tive tempo de começar a comer: o pai chamou-me logo dizendo que já tinha terminado e que era melhor ser eu a ir ter com ela à sala de recobro, pois acalma-se melhor comigo. Quando cheguei ao pé dela ainda estava a dormir! Na outra cirurgia já estava a chorar quando fui ter com ela, mas como esta só durou uns 20 minutos no máximo, o efeito da anestesia ainda não tinha passado e tive de esperar uns 20 minutos até que a enfermeira fosse lá e a acordasse à força!

Acordou um pouco sobressaltada, mas estava calma. Olhou para mim e muito triste disse: mamã = mãe, dá-me colinho. Não consegui evitar que as lágrimas me caíssem...mas esbocei logo um sorriso e disse-lhe que a mamã já lhe dava colo, que agora tinha de ficar quietinha e que ficaria ali a brincar com ela!

Passados uns 10 minutos fomos para o quarto e aqui tive de lhe pegar pois não parava de chorar. Mas não a podia levantar e ela continuava zangada por estar deitada no colo, coisa que sempre detestou. Mais tarde, após algumas lutas com as enfermeiras que tentavam tratar dela, lá consegui adormecê-la e dormiu quase duas horas. Depois bebeu um biberão cheio de leite e não ficou mal-disposta como poderia acontecer; se lhe dessem tinha comido muito mais! E já tinha apetite para brincar e rir connosco. Ficámos muito contentes e orgulhosos por termos uma menina tão forte!

Mas o resto da tarde foi um pouco mais complicado. A Leonor só queria estar no meu colo, até aqui bastante compreensível, mas mesmo assim não estava bem e choramingava. Quando alguém tentava fazer-lhe alguma coisa começava a chorar desenfreadamente (há já algum tempo que a Leonor começou a ter aversão a batas: quando vê alguém com uma bata a meter-se com ela começa a berrar e temos de ser 3 ou 4 pessoas a agarrá-la para conseguirem fazer alguma coisa; até a colocação da pulseira de identidade no braço foi uma autêntica aventura). Ainda conseguiu dormir mais uma boa soneca, lanchou bem, mas via-se que não estava bem, estava muito rabugenta. Falámos com a enfermeira e ela disse que poderiam ser dores, que ia ver a que horas lhe tinham dado benuron. Bem, aí ficámos revoltados. Só lhe tinham dado benuron às 9 da manhã e já eram quase 6 da tarde...claro que tinha razão para ter dores, muito bem se portava ela. Coloquei-lhe um supositório e preparámo-nos para sair do hospital. A cirurgia tinha corrido bem e a Leonor teve alta no próprio dia e não no dia seguinte como previsto (ah, e também não saiu do bloco com o olhinho tapado como nos disseram que iria sair). A enfermeira deu-nos várias indicações e saímos do hospital já era noite.


Vou parar por aqui mas depois conto como foram os dias seguintes. Vim aqui num instantinho só para dizer que está tudo bem com a Leonor.

Obrigado a todos pelas mensagens de força!

10 comentários:

Nathália Martins disse...

Ai, ai, ai, deve ter sido mesmo muito difícil, mas nota-se que tens bastante força e sabe que se desesperar não é o melhor. Não sei como me portaria.
Mas, graças a Deus que está tudo bem com a Leonor. Estávamos com saudades.
Não demore a dar notícias.
Bjks.

Anónimo disse...

Deve ter sido muito dificil para ti, mas pareces ser uma pessoa bastante forte e isso é fundamental nestas alturas.

Mas o importante é que ela está bem e que teve sempre a companhia da mamã junto dela

beijocas e fico a espera de mais noticias

disse...

que bom que a operaçao correu mesmo bem,e que coragem que tu tens,pois acho que nao seria capaz de reagir assim.a leonor tambem é uma menina bem forte porque se portou bem e reagiu bem.espero que va tudo correr bem tambem de hoje em diante.beijinhos grandes.

Mamã Pirata disse...

Que bom que trazes boas noticias.
A Leonor é uma guerreira e a Mãe dela tb.
Espero que tudo continue assim,a melhorar de dia pra dia.
Tem fé minha querida,bjs de Mãe p vcs.





Me desculpe o PAi tb deve sofrer mto cm tudo isto,os m/cumprimentos.

pirralhamummy disse...

Ainda bem que tudo correu bem... a Leonor é forte... e pelo que parece a mãe também...

Agora é só recuperar totalmente da cirurgia.

Bjcas para as duas

Maria José disse...

Amiga vou-te deixar aqui um grande beijinho de muita Força e coragem.
ès uma grande mulher.
bjs

Mãe das Marias disse...

Fico tão feliz por estar tudo bem!!! Até chorei ao imaginar a Leonor a entrar no bloco e tu ficares do lado de fora... foste tão forte!!!
Tão linda e forteé tb a Leonor que aguentou tudo como se de um adulto se tratasse!
A minha tb tem aversao a batas, há tempos uma amiga minha ia brincar com ela, mas trazia vestida uma túnica branca... a Tiz fugiu dela como o diabo da cruz!
Volta rápido para contar o resto!

Muitos beijos nossos***

Vânia e Mariana disse...

Estou mto felzi por ter corrido tudo tão bem, e a Leonor se ter portado como uma mulher!!!:)
As rapidas melhoras dela!!!

beijinhos grandes,

Anónimo disse...

Imagino como deve ter sido dificil...
Mas o mais importante é a tua menina estar bem...
Beijinhos

Mafalda disse...

Bem... até me vieram as lágrimas aos olhos, deve ter sido difícil o momento da separação, mas o importante é que correu tudo bem :)))
Beijinhos felizes