quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Visita ao pediatra

Ontem à noite fomos a uma consulta ao pediatra da Leonor.

Sabíamos que deveria estar tudo bem, apesar da falta de apetite, mas nada como a confirmação para podermos ficar mais descansados.


Mal entrámos na sala e a Leonor o viu lá ao fundo iniciou-se um choro descomunal que só cessou quando saímos da sala no final da consulta. Ele disse que era normal nesta idade ter esta reacção a estranhos (embora ela o conheça desde o segundo dia de vida, mas claro, vê-o apenas periodicamente). Além disso, ela já estava rabugenta antes de lá entrarmos e cheia de sono.


Expusemos os acontecimentos da última semana e ele disse-nos que aparentemente ela tinha tido uma gastroenterite sem diarreia e que os vómitos seguintes se devem a desregulações do organismo complementados com excesso de comida. Eu sabia que sim, que os últimos vómitos estavam associados a comida a mais.


Após uma observação bastante dificultada pela birra enooorme da Leonor e verificação do peso (já pesou mais 200 g. do que na semana passada...mas a balança também era outra!), disse-nos que ela estava muito bem e ficou bastante admirado dela não ter vomitado o jantar com a força que fez com a birra, pois tínhamos dito que ela, finalmente, tinha comido muito bem e nós até tínhamos achado que lhe podia fazer mal.

Depois deu-nos vários conselhos sobre a alimentação e elucidou-nos sobre muitas das nossas dúvidas.
O principal conselho foi o de NUNCA forçar a Leonor a comer, mesmo quando ela já estiver recuperada. Se ao almoço ela só aceitar 2 colheres da refeição, não insistir; dali a algum tempo sentirá fome e pedirá comida. Eu normalmente nunca insistia com a Leonor para ela comer: pelo contrário, desde que introduzi a sopa na sua alimentação aos 4 meses, era ela que me pedia sempre mais, eu nem tinha tempo de encher a colher, já ela estava a reclamar. Perto de completar o ano começou a distrair-se mais durante as refeições e eu comecei a insistir um pouco porque sabia que era só distracção mas que ela comeria mais...eu estava habituada a vê-la comer bem. Mas normalmente ela aceitava bem os alimentos e eu nunca os "empurrei" como tenho visto algumas mães fazer (não estou a recriminar ninguém, é normal preocuparmo-nos com a alimentação dos filhos). Só esta última semana é que tenho insistido mais por vê-la tão em baixo, mas claro que era nesta altura que não poderia forçar, é normal que tenha menos apetite, podemos ver por nós quando andamos assim...

O pediatra disse-nos que se começarmos a insistir com ela para comer, criamos um imbróglio para sempre (palavras dele): torna-se muito chato para nós ter de andar sempre atrás dela a insistir, mas, principalmente, será mau para ela porque o acto de comer deixará de ser um prazer para se tornar num castigo, e ela não comerá mais por isso e nem é saudável.
Eu concordo com ele e tentei sempre não tornar as horas da refeição numa obrigação...mas quando estão doentes ficamos mais aflitas...

Ele passou-se foi quando eu disse que ela já bebia 300 ml de leite de manhã e 200 ml à noite. Tudo o que é mais de 200 ml é um exagero e à noite deve beber menos... Eu até achava que ela bebia muito, mas custava-me quando lhe dava menos e ela começava a chorar e a pedir mais (tal como fez ontem à noite)...se pedia era porque tinha fome. Mais vale beber menos e depois dar-lhe uma bolachinha...mas ela prefere o leitinho!

Esta manhã fez uma birra descomunal porque eu vesti-a antes de lhe dar o leitinho e quando lho fui dar estava tão zangada que não o aceitou. O pai lá conseguiu enfiá-la no carro depois de vários minutos a tentar que ela se sentasse na cadeirinha, mas chorava e esperneava por todo o lado...agora são assim as birras dela. Deixei-a com a tia, que fica a 2 minutos da nossa casa, e disse-lhe que só quando ela acalmasse aceitaria o leite, antes não valia a pena...já a conheço bem. Mas se chora porque tem fome porque é que não come? Teimosa como os pais!

Quanto a estas birras o pediatra também nos disse para termos cargas de paciência (palavras dele) até aos 2 anos e meio. Eu até já sou mais paciente do que era...mas não vai ser nada fácil!

12 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, o que relatas sobre a alimentação infantil é uma grande verdade. Quando a Joana esteve internada com vómitos e depois regressou a casa, eu ficava com o coração do tamanho de uma ervilha ao constatar que ela comia metade do habitual e, por vezes, nem isso. Aos poucos, sem forçar, a Joana adquiriu o seu apetite. Concordo quando referes que, ao forçarmos, estaremos a potenciar futuras rejeições ou birras à hora das refeições.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Mafalda disse...

Ainda bem que ela já está a comer melhor.
As birras hão-de passar até lá e como diz o pediatra é preciso paciência ;)))
Beijinhos felizes

Nathália Martins disse...

Viram a Leonor está ótima. As birras, fazer o que temos que ter paciência. A Ana Luiza quando não quer beber o leite, se estica toda, se joga para trás e tranca a boquinha. Paciência é a palavra de ordem para nós mamães.
Bjs.

Cláudia e Madalena disse...

Pois haja paciência!!! E quando ela insistir contigo para ser ela própria a levar a colher à boca..
Beijinhos e muita paciência.
PS. Se tiveres paciência a mais, diz que eu compro ; ))

Mamã Pirata disse...

2.5 anos de birras!?

Ok vou ali "comprar" paciencia e já volto .
EHEHE!

Ela está optima relaxa.

pirralhamummy disse...

Olha eu também já cheguei à mesma conclusão... agora também já estou a deixar de insistir para ela comer... querendo come... agora só insisto para ela começar, porque as mãozinhas dela não param e eu nem lhe consigo dar a provar a comida...

Susana disse...

ainda bem que esta a melhorar
beijinhos

Unknown disse...

Ainda bem k a Leonor já ta melhorzita :)
Eu nnc tento forçar o gonkas a comer,o k a medica dele me disse foi se le n kissese jantar n jantava mas se dp pedisse uma bolaxa para n lha darmos pk assim ele aprendia a jantar.ás vezes dá resultado outras vezes não :(~

jokitas

Mãe das Marias disse...

Vês como já come melhor? ;)
Birras até aos 2 anos e meio??? Deus nos acuda!

Força e beijocas***

Vânia e Mariana disse...

Pois com a alimentação tens que tedr paciencia, e relamente forçar não leva a lado nenhum!!:)
as birras são normais, e tens mesmo que ter muiiiiiiiiiiiiiita paciencia.

As melhoras dela!!:)

beijinhso,

Anónimo disse...

Eu tb acho que é importante não insistir, principalmente nos bebes que se alimentam bem no geral, a pediatra tb sempre me disse isso: não insistir, não tornar o momento da refeição um momento de "tortura" como ela disse.
beijocas

mãe pimpolha disse...

Olha, tivémos consulta no mesmo dia.
A alimentação vai ser uma coisa jeitosa aqui em casa, mas tb nunca vou forçar demasiado.