quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Poesia

Descalça vai para a fonte


Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.


Luís Vaz de Camões

Quando escolhi o nome da Leonor, este poema não me saía da cabeça e também me era declamado por algumas pessoas quando dizia que era este o nome dela.
Mas recordo-me mais da forma original em que o nome é Lianor.

É ou não é um dos poemas mais bonitos da Literatura Portuguesa?

6 comentários:

Anónimo disse...

É um poema delicioso: muito fresco e alegre :)

rita disse...

É sim, também me falavam muito dele :))
E sabes q conheço mesmo uma Lianor? nem sabia q se podia pôr este nome.
Bjs

Nathália Martins disse...

Lindo poema!
Beijinhos

Anónimo disse...

Gostei do poema, que por acaso não conhecia.
Beijinhos

Mae Princesa disse...

É lindo! E quanto às birras, cá em casa estamos iguais, ainda ontem ficou no chão aos berros uns 10 min até perceber que não tinha publico e desistir!Beijocas e paciencia!

Mãe das Marias disse...

É lindo! E eu não acredito que não o conhecia...

Bjs***